fbpx

Anbima: o que é e qual a sua importância?

Índice do artigo
Anbima

Fundada em outubro de 2009, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais ou Anbima, como é popularmente conhecida, foi resultado da união de duas instituições que estiverem presentes por mais de quatro décadas. Foram elas: a Associação Nacional dos Bancos de Investimentos (Anbid) e a Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima).

Ela é uma das instituições mais tradicionais do mundo e tem uma importância significativa para o ramo. Por isso, se você tem interesse em aprender ou fazer parte do mundo dos investimentos e do mercado financeiro é fundamental estar por dentro dessa entidade.

 

O que é a Anbima?

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais é uma entidade financeira que protege os interesses do mercado por meio de mecanismos que educam os profissionais e regulam as suas atividades.

Além de ser uma das organizações financeiras mais relevantes do Brasil, ela é a principal certificadora de especialistas do mercado. Por conta disso, disponibiliza uma gama de certificações que garantem o know-how que um indivíduo precisa para atuar de maneira profissional com aplicações financeiras.

Isso explica a recorrência de pessoas buscando a instituição como forma de alcançar maiores conteúdos informativos no ramo.

Em outras palavras, a Anbima permite que as instituições do mercado financeiro consigam dialogar e fortalecer o setor. Tudo isso em prol de garantir o desenvolvimento dos investimentos brasileiros em uma perspectiva mundial.

Resumindo, o principal objetivo da entidade está em fomentar a evolução econômica do país por meio de um sistema e uma autorregulação das companhias do ramo. E, assim, representar e coordenar os interesses das instituições, locais e internacionais, para alcançar um mercado de capitais mais forte no território brasileiro.

 

Como a Anbima funciona?

Atualmente, a Anbima possui mais de 300 associados, incluindo bancos, corretoras, gestoras, distribuidores, entre outros.

De acordo com a própria entidade, os seus compromissos são pautados em quatro princípios. São eles:

Informar

Uma das prioridades da Associação é priorizar pelo conhecimento dos segmentos que representa. Sendo uma das maiores bases de dados sobre o mercado financeiro, ela disponibiliza o maior número de informações, preços, rankings, índices e tendências para os seus associados. Dessa forma, consegue atualizá-los sobre os comportamentos dos ativos, além de estimular novos negócios e oferecer segurança ao mercado. Isso permite que os profissionais possam tomar decisões mais conscientes.

Educar

Neste pilar, o foco está nos profissionais capacitados para lidar com o mercado financeiro. Portanto, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais se propõe a: capacitar os colaboradores por meio das certificações; qualificar por meio da educação continuada oferecida para quem atua no ramo ou para investidores e disseminar conteúdo sobre educação financeira.

Na prática, o objetivo por trás de toda a educação proposta pela Anbima é que os profissionais certificados tenham conhecimento amplo, de ponta, e que coloquem em prática as normas e as boas práticas recomendadas pela entidade.

Representar

O princípio de representar pode ser entendido pelo objetivo da Anbima de estimular o diálogo em prol da construção de propostas para aperfeiçoar o mercado e estabelecer boas práticas de negócios. Em síntese, elas são expostas e debatidas com outras instituições do setor privado e com o governo em fóruns, consultorias e outros. Tudo isso contribui com melhorias para a autorregulação.

Autorregular

Esse é um pilar importante e retrata uma das funções principais da entidade, que é criar normas e regras para o mercado e em favor dele. A princípio, a autorregulação é uma forma de orientar os seus associados a aperfeiçoarem cada vez mais suas atividades. As regras estão nos Códigos de Autorregulação e Melhores Práticas e é um modelo utilizado por outras empresas não associadas também.

Resumindo, a Anbima além de representar as entidades do mercado financeiro, também realiza o ofício de autorreguladora.

 

Certificações da Anbima

Um dos propósitos da Associação, como vimos anteriormente, está focado na parte educativa. Sendo assim, a entidade fornece uma série de programas de certificação aos profissionais do setor financeiro. Por todo o seu destaque, os certificados oferecidos por ela são conhecidos e bastante valorizados, principalmente pelos assessores de investimentos. Dessa forma, quem quer se aprofundar no ramo recorre a ela.

Existem quatro modelos de certificação disponibilizado pela entidade. Abaixo estão listados cada um deles, confira:

CPA-10

Certificação Profissional Anbima – Série 10

A CPA-10 é uma modalidade recomendada para profissionais que atuam na venda de produtos de investimento financeiro e atendendo diretamente ao público. Eles podem ser colaboradores de órgãos públicos, bancos, autarquias e também estudantes do setor.

Ela certifica que o indivíduo tem plenos conhecimentos na área financeira. Oferece uma validade de cinco anos para os profissionais que possuem vínculo empregatício com alguma instituição. Para os demais, a validade é menor – 3 anos.

CPA-20

Certificação Profissional Anbima – Série 20

A CPA-20 é um modelo de certificação indicada para os profissionais que atuam com a venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras de investimento. Nesse caso, os clientes serão, na maioria dos casos, pessoas que já aplicam no mercado financeiro ou que destinam um capital alto para alocação.

Essa é uma modalidade que permite ao profissional atuar também com as funções de um CPA-10. Portanto, o profissional precisa ter um domínio ainda maior dos assuntos ligados ao universo financeiro. A validade do certificado também é de cinco anos.

CEA

Certificação de Especialista em Investimentos

A CEA é uma certificação que aprova o profissional que já trabalha ou tem a intenção de atuar como assessor de gerentes de contas de investidores.

Comparado aos certificados mais populares, mencionados anteriormente, ele assume uma característica de ser uma qualificação mais específica. O profissional também pode atuar como gerente de contas de pessoas físicas e pode indicar produtos de investimento.

Vale lembrar que essa é uma certificação que permite ao indivíduo atuar como CPA-10 e CPA-20.

CGA

Certificação de Gestores

A CGA é uma modalidade de certificação que aprova o profissional de atuar com a gestão de recursos de terceiros. Ao passar na prova, o profissional se torna capaz de tomar decisões estratégicas para manter os ganhos significativos na carteira de um investidor. Portanto, está apto para comprar e vender ativos a qualquer hora, caso julgue ser o momento certo e com rentabilidade maior.

Além disso, o profissional está apto para trabalhar no mercado internacional.

 

Influência no mercado financeiro

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, por meio das variadas certificações que ela possui, ajuda decisivamente na qualificação das operações do mercado financeiro.

Somado a isso, o intuito de dar transparência aos processos contribui ainda mais para a fluidez dos mesmos. Com sua colaboração, é possível reunir dados de diversas fontes e coletar o maior número de informações possíveis para tornar mais ordenado e seguro o trabalho dos seus associados.

Então, por meio dos pontos mostrados, a Associação consegue influenciar positivamente no mercado financeiro.

 

Conclusão

Conforme observado ao longo deste artigo, a Anbima veio para facilitar a vida das instituições financeiras. Todo o seu propósito pode ser resumido como uma forma de proteger o investidor estando pautada por uma ética nas operações. Além disso, a entidade contribui consideravelmente para o amadurecimento e desenvolvimento econômico e social do país. Não é à toa que ela tem relevância no setor e é uma das maiores certificadoras de profissionais.

A assessoria de investimentos é uma peça chave para melhorar a educação financeira da população. Por isso, a Anbima é uma grande aliada desses profissionais, que podem estar em constante aprendizado e evolução a partir dela.

Quer saber mais sobre investimentos?

Compartilhar:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *