fbpx
Índice do artigo
B2W-Digital

O comércio on-line no Brasil está cada vez mais em alta. De maneira idêntica ao crescimento do setor, há o desenvolvimento das companhias de e-commerce que surgem e ganham espaço no mercado e na vida dos consumidores. Entre estas empresas, podemos destacar a B2W Digital, que chegou ao patamar de maior plataforma digital da América Latina.

Sob o mesmo ponto de vista, o ambiente da Bolsa de Valores acaba por se tornar o alvo dessas grandes companhias. Dessa forma, elas lançam seus ativos e ganham ainda mais destaque para além do seu público consumidor, abrangendo também os investidores. Estes últimos, tentam pegar carona no sucesso dos negócios da empresa e veem nela uma oportunidade de alcançar retornos ainda mais satisfatórios.

Neste artigo, preparamos uma sequência de informações para você conhecer a empresa B2W Digital.

 

Histórico da B2W Digital

Fundada no Rio de Janeiro no ano de 2006, a B2W Digital resultou da fusão entre as marcas Americanas.com e Submarino. A princípio, vale dizer que o nome é uma abreviação de Business To World, que em português significa Negócios Para o Mundo.

A operação da empresa acontece por meio de uma plataforma digital e negócios no segmento do varejo. Sua atividade é voltada para vendas diretas ao consumidor e também para soluções focadas na necessidade de varejistas.

Primeiramente, sua história começou em meio aos desdobramentos do e-commerce no Brasil. Hoje, a companhia tem como diretor executivo, desde 2018, Marcio Cruz Meirelles e conta com mais de 8 mil colaboradores.

Não foi tarefa fácil liderar na América Latina e estar no ranking mundial das maiores empresas do setor de ecommerceDessa forma, o sucesso veio do trabalho realizado ao longo dos anos, até antes da B2W começar, confira a linha do tempo a seguir:

  • 1999

Em primeiro lugar, antes mesmo da B2W existir, houve a criação da Americanas.com e do Submarino.

  • 2005

O Submarino abre capital na Bolsa de Valores brasileira (IPO).

  • 2006

Após o IPO, as ofertas adicionais de ações foram realizadas. Foi neste ano que após a fusão da Americanas.com e do Submarino houve a criação da B2W Digital.

  • 2007

Pouco tempo depois, veio a incorporação da B2W com o Shoptime.

  • 2009

Uma das aquisições da B2W, Ingresso.com, expande para o cenário internacional e o chega ao México.

  • 2010

Dando continuidade a internacionalização da marca, a Ingresso.com expande mais uma vez e chega a Argentina e, posteriormente, ao Chile.

  • 2011

A empresa B2W aumenta seu capital no valor de R$1 bilhão.

  • 2012

Como resultado do aumento dos lucros, a companhia anuncia um Plano de Investimentos de R$1 bilhão para os próximos 3 anos.

  • 2014

Pouco tempo depois, houve um aumento de capital no valor de R$2,38 bilhões.

  • 2018

Neste ano muitas coisas aconteceram, a primeira delas foi o lançamento do AME Digital – conta digital da plataforma Americanas.com que permite a realização de compras nas lojas parceiras com a possibilidade de cashback.

Posteriormente, houve a inclusão das ações (BTOW3) no Ibovespa. Ainda em 2018, o AME passa a ser aceito em todos os sites da B2W e nas Lojas Americanas.

  • 2019

O AME anuncia parcerias com Stone, Banco do Brasil e Cielo. Além disso, a B2W apresenta um aumento de capital equivalente a R$2,5 bilhões.

  • 2020

A empresa conquista a certificação “Great Place to Work 2020” – uma consultoria global que dá suporte a companhias que apresentem os melhores resultados por meio de elementos como: inovação, cultura de confiança e alto desempenho no seu ambiente de trabalho.

 

Aquisição das marcas

Ao longo dos anos, a B2W Digital se tornou a união de variadas empresas de e-commerce. Entre elas: a Americanas.com; o Shoptime; o Submarino e o Sou Barato. Ao todo, são cerca de 40 categorias de produtos que integram o catálogo da companhia.

O Submarino Finance e o Digital Finance também fazem parte do grupo e são caracterizadas como plataformas de serviços de crédito ao consumidor.

Além disso, houve a aquisição de empresas, como a Tarkena – para gerenciamento de fretes mais eficientes; a Direct – especializada em logística; a Uniconsult – focada em marketplace, e a Sieve Group, da qual conta com organizações e serviços Admatic, Skyhub, Site Blindado e InfoPrice.

 

Ações da B2W Digital

Representadas pelo ticker BTOW3, as ações da companhia estão listadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores brasileira. Em outras palavras, elas fazem parte do grupo com nível mais alto de governança corporativa. As Lojas Americanas são as que detém a maior quantidade de ações da empresa, cerca de 60%.

açoes BTOW3
Em 03 de agosto de 2020, a BTOW3 atingiu o pico de valorização – R$126

Conforme mostrado no gráfico acima, ao fim do período mais crítico do mercado, ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, as ações da B2W tiveram um progresso e alcançaram uma alta de R$126, em agosto de 2020.

 

Conclusão

Apesar de ser uma empresa um pouco recente no mercado, a B2W já alcançou a marca de maior e-commerce da América Latina. Além disso, já coleciona outras boas conquistas.

Assim como qualquer outra companhia listada na Bolsa, ela pode ser observada com transparência pelos investidores que já alocam capital nela ou pelos interessados. Além de estar incluída no segmento mais rígido e difícil de entrar da B3, o Novo Mercado.

Por fim, vale lembrar que antes de aplicar seus recursos em ações de uma empresa é importante conhecer todos os detalhes sobre ela. Portanto, não esqueça de pesquisar e conhecer o seu histórico e a sua gestão. É crucial ter bem claro os seus objetivos e perfil de investidor.

Ficou interessado em alocar capital em grandes empresas? Não perca tempo e procure um assessor de investimentos para te ajudar a dar o ponta pé inicial.

Quer saber mais sobre investimentos?

Compartilhar:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Posts Relacionados