fbpx
Índice do artigo
conheça a empresa ambev

Considerada uma das maiores indústrias de cerveja do mundo, a Ambev é famosa por possuir marcas como Brahma, Guaraná Antarctica, Skol, Gatorade, Bohemia e muitas outras comercializadas em grande volume no mercado. Mas será que você conhece a trajetória por trás desse grande nome? Se a resposta é não, fique tranquilo, pois neste artigo vamos detalhar diversos pontos para que você conheça a empresa Ambev. Confira!

 

Histórico da Ambev

A fundação da Ambev aconteceu em 1999, por meio da fusão entre duas cervejarias que dominavam o mercado na época, conhecidas como Cervejaria Brahma e a Companhia Antarctica. Sendo assim, quando ambas se juntaram deram origem à Ambev. Por isso, muitos afirmam que o início dessa história começou mesmo em 1880, quando a Brahma e a Antarctica iniciaram suas funções.

A partir da união de três grandes empreendedores, Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Herrmann Telles, a cervejaria surgiu na cidade de São Paulo. Todos reuniram seus objetivos comuns em prol de fundar uma companhia marcada por inovação. Resultado de muito esforço e competência dos fundadores visionários, a Ambev se tornou referência do mercado de bebidas em pouco tempo.

Colocando o bom desempenho em números, o resultado é de impressionar. A companhia já está presente em 19 países, possui 32 cervejarias e 2 maltarias no Brasil. Além disso, são 30 marcas de bebida, 35 mil colaboradores no país e cerca de 50 mil ao redor do mundo, 100 centros de distribuição direta, sendo 6 de excelência no Brasil. E vale destacar que a Ambev detém um dos mais modernos centros de inovação cervejeira do mundo.

 

A união de sucesso

A fim de alcançar diversos consumidores e com a visão de ampliar os lucros, os sócios ampliaram o cardápio de produtos da companhia. Nesse sentido, produtos mais acessíveis em termos de valor foram desenvolvidos pela cervejaria. Entretanto, a diminuição de preço não poderia estar atrelada a qualidade do produto, ou seja, o objetivo era a acessibilidade do produto sem abrir mão do alto nível.

Não demorou muito para que a empresa se unisse a uma renomada cervejaria belga, conhecida como Interbrew. Como resultado, em 2004, surgiu a AB InBev e o objetivo da junção era dominar o mercado de cervejas e outras bebidas no mundo todo.

Mas não pense que a companhia se resume apenas a bebidas alcoólicas. A Ambev aumentou seu portfólio de produtos ao longo do tempo, lançando itens como refrigerantes, sucos, água mineral, isotônicos, chás e energéticos. E eles começaram a cair no gosto dos brasileiros e fazer parte do amplo catálogo da companhia logo no início dos anos 2000.

Mesmo com poucos anos de fundação, a rapidez no crescimento da Ambev foi espantosa. Em 2010, com apenas 11 anos de existência, ela já estava consolidada no mercado brasileiro e até mesmo internacionalmente.

Em 2017, foi o momento de caminhar em prol de ações humanitárias. Sendo assim, a cervejaria lançou um importante projeto social a partir do produto Águas AMA. Todo o lucro arrecadado nas vendas da água mineral, em qualquer estabelecimento, é revertido para regiões carentes de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

 

Ações da Ambev

O ano de 2020 não foi bom para uma boa parte das empresas espalhadas pelo mundo todo. Afinal, com a crise sem precedentes do novo coronavírus, muita coisa virou de ponta a cabeça. Entre elas, o poder de compra de muitas pessoas foi abalado e a economia mundial afetada pelas medidas de contenção do vírus.

No caso da Ambev, o cenário não foi tão diferente. A queda do consumo fez o resultado líquido da companhia apresentar queda logo no primeiro semestre do ano pandêmico. Representada pelo ticker ABEV3, as ações da companhia apresentam um comportamento de mercado semelhante ao do setor de consumo e não estão em momento de alta.

 

ações ambev
Em 12 de janeiro de 2021, a ABEV3 atingiu a melhor valorização desde 2020 – R$16,80

 

De acordo com o gráfico acima, é possível observar que inicialmente, o ano de 2020 apresentava um pico, mas rapidamente veio uma queda brusca no valor das ações da Ambev no período crítico da pandemia do novo coronavírus. E o valor só foi superado em janeiro de 2021, como marcado na figura. Entretanto, com a chegada da vacina e a possibilidade de o mundo voltar a praticar os velhos hábitos de consumo, pode ser que a conjuntura passe a ser positiva para a grande cervejaria.

 

Conclusão

Apesar do seu ano de fundação não ser tão antigo como de algumas empresas listadas na B3, a Ambev já alcançou grandes marcos. Além do reconhecimento internacional e destaque no seu setor. E assim como qualquer outra companhia de capital aberto na Bolsa de Valores, ela pode ser analisada pelos investidores interessados ou que já detém uma pequena parcela da Ambev na sua carteira de alocações.

Por fim, compreender sobre a trajetória das empresas disponíveis na Renda Variável é parte fundamental na hora de investir. Então conheça todos os detalhes sobre ela e não cai no erro de seguir a “manada”. Pesquise, conheça o histórico da companhia, sua gestão, as estratégias e não deixe de definir os seus objetivos e identificar qual é o seu perfil de investidor.

Ficou interessado em alocar capital em grandes empresas? Não perca tempo e procure um assessor de investimentos para te ajudar a dar o ponta pé inicial.

Quer saber mais sobre investimentos?

Compartilhar:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Posts Relacionados