fbpx
Índice do artigo

Uma das empresas por trás de diversos shoppings espalhados por todo o Brasil é a brMalls, com relevância no mercado e de capital aberto que vale ser detalhada neste artigo. Conheça a empresa!

 

Histórico da brMalls

Tudo começou no ano de 1949, por meio da empresa ECISA cuja função estava no desenvolvimento de atividades no setor da construção civil, principalmente de estradas, vias elevadas e viadutos em território nacional e internacional. Em seguida, depois de alguns bons anos de caminhada, a companhia adentrou também no ramo dos shopping centers, desenvolvendo e investindo neles.

Nos anos 90, a atividade de administração de shopping centers e comercialização de lojas da ECISA transferiu-se para a administração de outras sociedades, chamadas Egec e Dacom que tinham o mesmo propósito. Dessa forma, elas passaram a prestar serviços aos empreendimentos nos quais a ECISA obtinha participação.

Apenas em outubro de 2006, a brMalls surgiu. O início se deu quando a GP Investimentos e a Equity Internacional, se uniram e adquiriram a ECISA, a Egec e a Dacom dando origem a brMalls. Nesse momento, nascia a 5º maior companhia de shopping centers do Brasil e a maior prestadora de serviços de comercialização e administração do setor.

 

brMalls em números

Como uma das maiores administradoras de shopping centers das Américas, a companhia detém participação em 31 shoppings espalhados por 12 estados brasileiros e 23 cidades. Além de estar presente nas 5 regiões do país e atender a consumidores de diferentes classes sociais.

Atualmente, a brMalls disponibiliza serviços de administração ou comercialização para 29 dos 31 shopping centers que obtém participação. Somado a isso, acumula uma Área Bruta Locável (ABL) de aproximadamente 1,3 milhão de metros quadrados e a média de participação nos empreendimentos comerciais é superior a 63%.

 

Ações da brMalls

A brMalls é uma companhia de capital aberto na Bolsa de Valores desde o ano de sua criação, 2006, e está representada pelo ticker BRML3. Além disso, os ativos da empresa são negociados no Novo Mercado – nível mais alto de governança corporativa da B3. Ela também está listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE) por meio dos códigos BRMLL e BRMSY.

Em seguida, em 2007, a administradora de shopping centers concluiu sua oferta pública inicial (IPO) e captou cerca de R$605 milhões. Após o feito, os ativos da empresa tiverem sequências de alta consideráveis.

O cenário começou a mudar com a chegada do conturbado ano de 2020. Nesse período, as ações BRML3 deram início a uma retração de aproximadamente 50%.

 

açoes brmalls
Em 17 de janeiro de 2020, a BRML3 atingiu o pico de valorização – R$18,97

 

No gráfico acima é possível observar que o pico do período veio antes da chegada da pandemia do novo coronavírus em solos brasileiros, em 17 de janeiro de 2020. Depois disso, houve uma considerável baixa e segue em oscilação, porém sem grandes aumentos.

 

Conclusão

Apesar da sua criação ter vindo há pouco tempo, em 2006, a brMalls já adquire um significativo espaço no mercado de shopping centers. Infelizmente, levando em consideração o mercado financeiro e o desenvolvimento dos seus ativos, o momento atual da companhia não é dos melhores. Entretanto, a conjuntura global é de muita incerteza, não só na econômica, mas no todo, o que pode explicar as baixas e dar esperanças de recuperação futura.

Por fim, vale o lembrete da importância de conhecer as empresas de capital aberto antes de aplicar capital nelas. Todas as instituições listadas na B3 podem ser analisadas de maneira bem transparente pelos investidores e facilitam no entendimento da compatibilidade do negócio com os seus objetivos e perfil.

Ficou interessado em alocar capital em grandes empresas como a brMalls? Não perca tempo e procure um assessor de investimentos para te ajudar a dar o ponta pé inicial.

Quer saber mais sobre investimentos?

Compartilhar:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *