fbpx
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Índice do artigo

Fundos Long Only, Long and Short e Long Biased
Foto: Freepik

Quando o assunto são Fundos de Investimento, existe uma gama de categorias disponíveis ao perfil e interesse de cada investidor. Integrado a essa modalidade, estão os Fundos de Ações e, dentro deles, as classes de Fundos Long Only, Long and Short e Long Biased.

Neste artigo, você fica por dentro desses três modelos. Confira!

 

Vamos entender primeiro os Fundos de Ações

Antes de tudo, vamos recapitular o conceito de Fundos de Ações.

Eles são uma categoria de Fundos que, como o nome sugere, tem a maior parte dos investimentos em Ações negociadas na Bolsa de Valores. E, ao que se refere à rentabilidade, vai depender da valorização dos papéis.

Algumas Ações possuem rendimentos relacionados a um benchmark, como por exemplo, o Ibovespa.

Essa modalidade de investimento possui algumas categorias distintas, como as citadas anteriormente: Long Only, Long and Short e Long Biased. A seguir, você confere os detalhes sobre cada um deles.

 

Fundos Long Only

Aqui vale uma explicação inicial sobre o conceito de Long, que nada mais é do que uma parcela do Fundo adquirida em Ações. Sabendo disso, a classe de Fundos Long Only é a mais simples entre as três.

De modo geral, ela se resume apenas na compra de Ações e aposta na valorização desses papéis, ou seja, o gestor do Fundo destina foco total na compra dos ativos.

Em relação ao prazo deste investimento, se a escolha for por curto ou médio prazo, ele pode estar exposto a uma volatilidade maior. Em contrapartida, no longo prazo, pode resultar em ganhos mais satisfatórios.

De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários – CVM, os Fundos Long Only precisam cumprir com uma carteira de 67% do patrimônio alocado em Ações.

A classe de Fundos Long Only é a que está mais atrelada ao Índice Bovespa. Sendo assim, a tendência é subir em cenários de alta do mercado e cair nas baixas. Por isso, a estratégia de proteção utilizada pelos gestores em períodos de baixa é aumentar o seu caixa.

 

Fundos Long and Short

Novamente, antes de falarmos sobre esta alternativa, é importante trazer o conceito de short. Ele representa a parcela vendida do Fundo.

Portanto, o processo acontece da seguinte forma: o gestor aluga a Ação e vende no mercado, com o intuito de devolvê-la e comprá-la de novo, mas com preço menor do que o de venda.

Vale mencionar que há como montar um Short por meio de opções ou do mercado futuro.

Voltando ao Long and Short, essa modalidade tem como objetivo alcançar retornos por meio de operações de valor relativo entre Ações. Nesse último caso, existe a compra e a venda de papéis de maneira simultânea.

Em outras palavras, são Fundos que investem em pares de ativos (compra e venda) contando que um valorize e o outro desvalorize, e o ganho provém dessa diferença.

Dessa forma, o gestor utiliza uma estratégia de ganho em momentos de alta e também de queda do mercado. Além disso, o Long and Short independe do comportamento da Bolsa. Então, cabe ao gestor fazer a combinação de ativos que julga interessante.

 

Fundos Long Biased

O Fundo Long Biased, apesar de parecer igual ao anterior, por operar com Ações compradas e vendidas, se diferencia pela flexibilidade. Ou seja, ele realiza operações sem haver nenhuma parte vendida. Alguns dizem ser um Fundo intermediário entre os dois citados anteriormente.

Essa é uma classe considerada bastante diversa, em relação aos ativos, pois tende a investir a maioria do capital em Ações, mas pode aderir a uma estratégia multimercado, por exemplo.

Nesse sentido, pela diversidade de ativos e também a possibilidade de dividir a operação entre compra e venda, o Fundo Long Biased consegue proteger o investimento da volatilidade do mercado.

Por fim, o gestor avalia o mercado e, caso perceba uma tendência de alta e não acredite no potencial de desvalorização de nenhuma Ação, é esperado que ele opte por uma negociação sem posição de venda.

 

Conclusão

Assim como falamos inicialmente, o mercado financeiro é rico em termos complexos e também em alternativas de investimento. Por isso, é fundamental consumir o máximo de conteúdo sobre o assunto para que a decisão pelo investimento seja a mais adequada ao perfil e objetivo de cada pessoa.

Em suma, não há como dizer qual das três classes é a melhor, pois cabe a cada indivíduo analisar uma por uma, suas estratégias e riscos para chegar na opção mais compatível com o seu perfil de investidor e objetivos. E vale lembrar que é possível adicionar mais de uma dessas classes na carteira de investimentos.

Pensando em investir no mercado de Ações, mas não sabe como? Tenha uma planilha gratuita com os dados de todas as empresas listadas na Bolsa. Clique aqui e acerte nas melhores opções da Bolsa.

Quer saber mais sobre investimentos?

Você pode gostar
Quanto rende R$1 milhão na poupança?
Com a taxa básica de juros a 12,75% ao ano e a inflação nas alturas, entender quanto rende R$ 1 milhão...
Empreendedorismo: 3 dicas para formalizar o seu negócio
Com o início da pandemia da Covid-19, iniciada em 2020, muitos brasileiros se encontraram sem seus trabalhos...
Conheça a empresa JHSF
Além do setor imobiliário tradicional, que a maioria conhece, existe no mercado o ramo de alta renda,...
Como a CVM pretende monitorar os influenciadores digitais de finanças
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) acompanha o mercado, as tendências e o comportamento dos atores...
Navegue pelo site
Siga nas redes sociais
Cadastre-se na Newsletter

O portal www.aprendaainvestir.com.br é de propriedade BANKRIO FINANCIAL HOLDING LTDA (CNPJ/MF nº 33.935.936/0001-63). Apesar da empresa estar sob o controle comum, os executivos responsáveis tecnicamente são totalmente independentes, sendo que estes na função da execução de suas atividades não exercem nenhuma atividade conflitante. Desta forma, os conteúdos vinculados no site são de caráter exclusivamente informativo, não sofrendo, de qualquer aspecto, influência de decisões comerciais e de negócios de outras sociedades, sendo os mesmos produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções da equipe técnica. Ao preencher algum formulário, você aceita compartilhar os seus dados de contato com as empresas controladas pelo grupo.

© 2021 | Todos os direitos reservados