fbpx

Copom eleva a Selic de 11,75% para 12,75% ao ano

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Selic
Foto: Pexels

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a Selic (a taxa básica de juros) em 1,00 ponto porcentual, de 11,75% para 12,75% ao ano, e sacramentou o mais longo ciclo de aperto monetário ininterrupto da história do comitê, após dez aumentos seguidos. Mais uma vez, o BC demorou mais do que o normal para divulgar o comunicado da decisão, que pode ser divulgado a partir de 18h30 de ontem.

Com a elevação a 12,75%, a Selic alcançou o maior patamar desde fevereiro de 2017 (13,00%), para tentar debelar um processo inflacionário que não para de surpreender. O choque de juros neste ciclo, iniciado em março de 2021, já é o mais forte desde 1999, quando o BC elevou a Selic em 20 pontos porcentuais de uma vez só.

A decisão desta quarta-feira (4) era amplamente esperada pelo mercado financeiro, após o BC sinalizar no Copom de março vontade de repetir a dose de 1pp no encontro seguinte. Todas as 54 instituições financeiras consultadas pelo Projeções Broadcast previam alta da Selic de 1,00 ponto porcentual, para 12,75% ao ano.

Ao justificar a decisão de hoje, o BC avaliou que a “decisão reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva” e considerou que é compatível com a convergência da inflação para as metas ao longo do horizonte relevante, que inclui, agora, só o ano-calendário de 2023.

“Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”, repetiu, como em decisões anteriores.

Inflação

No documento, o BC também atualizou suas projeções para a inflação. Desta vez, o colegiado considerou no cenário de referência, que utiliza câmbio variando conforme a Paridade do Poder de Compra (PPC) e juros do Relatório de Mercado Focus, o barril de petróleo terminando o ano em US$ 100. No último Copom, em março, o BC tinha usado essa premissa do petróleo no cenário alternativo, mas, desta vez, não fez menção a esse cenário.

“Optou-se por manter a premissa de que o preço do petróleo segue aproximadamente a curva futura de mercado até o fim de 2022, terminando o ano em US$100/barril e passando a aumentar 2% ao ano a partir de janeiro de 2023”, disse. “O Comitê julga que a incerteza em torno das suas premissas e projeções atualmente é maior do que o usual”, completou.

Nesse caso, o BC passou a prever a projeção do IPCA de 2022 de 7,3%, de 7,1% no cenário de referência em março e 6,3% no cenário alternativo na última reunião. No caso de 2023, a projeção agora é de 3,4%, mesma estimativa do cenário de referência no último encontro, enquanto no cenário alternativo era 3,1%.

No cenário de referência, a autarquia ainda atualizou as projeções para os preços administrados, de alta de 9,5% (referência em março) para 6,4% em 2022. Para 2023, a estimativa passou de 5,9% (referência em março) para 5,7%. No cenário alternativo, as previsões eram antes de 6,6% e 5,2%, respectivamente.

Juro real

Com o novo aumento da Selic, o Brasil voltou a ter a maior taxa de juro real (descontada a inflação) do mundo, em uma lista com 40 economias. Cálculos do site MoneYou e da Infinity Asset Management indicam que o juro real brasileiro está agora em 6,69% ao ano.

Em segundo lugar na lista que considera economias mais relevantes, aparece a Colômbia (3,86%), seguida de México (3,59%). A média dos 40 países avaliados é de -1,73%.

 

Por Thaís Barcellos e Eduardo Rodrigues

Quer saber mais sobre investimentos?

Você pode gostar
BlackRock: as 4 tendências que podem fazer o mercado de ETFs triplicar
A indústria global de ETFs (Exchange Traded Funds) está a caminho de triplicar de tamanho. Se há vinte...
Inflação medida pelo IGP-10 em maio vem menor que mediana com deflação no atacado de agropecuários
O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) desacelerou a +0,10% em maio, após ter aumentado +2,48%...
Primeiro índice de empresas do agronegócio vai estrear nesta segunda-feira na B3
A B3 vai estrear nesta segunda-feira (16) o primeiro índice com temática agro, que vai acompanhar o desempenho...
Dólar sobe reagindo a sinais de desaceleração da China e Europa
O Dólar opera em alta moderada na manhã desta segunda-feira, 16, após cair na sexta-feira. O mercado...
Navegue pelo site
Siga nas redes sociais
Cadastre-se na Newsletter

O portal www.aprendaainvestir.com.br é de propriedade BANKRIO FINANCIAL HOLDING LTDA (CNPJ/MF nº 33.935.936/0001-63). Apesar da empresa estar sob o controle comum, os executivos responsáveis tecnicamente são totalmente independentes, sendo que estes na função da execução de suas atividades não exercem nenhuma atividade conflitante. Desta forma, os conteúdos vinculados no site são de caráter exclusivamente informativo, não sofrendo, de qualquer aspecto, influência de decisões comerciais e de negócios de outras sociedades, sendo os mesmos produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções da equipe técnica. Ao preencher algum formulário, você aceita compartilhar os seus dados de contato com as empresas controladas pelo grupo.

© 2021 | Todos os direitos reservados