fbpx

Descubra como investir e apoiar causas ambientais

Índice do artigo

Títulos verdes
Foto: Pixabay

Você sabia que pode investir e ao mesmo tempo apoiar causas ambientais? Sim, é possível, por meio dos títulos verdes!

Os green bonds, também conhecidos como “títulos verdes”, são títulos de dívida, privada ou pública, que tem o objetivo de financiar atividades e projetos ambientalmente responsáveis. São opções de investimento que conjugam rentabilidade com sustentabilidade, alinhadas aos princípios ESG.

O que é “ESG”?

ESG é a sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance” (ambiental, social e governança). O termo é utilizado para classificar empresas e projetos que estão preocupados com boas práticas socioambientais e de governança.

Qual a relação entre os Títulos Verdes e o ESG?

Assim como em outras categorias de investimentos, no mundo ESG também existe a possibilidade de emitir títulos de dívida. Os chamados Títulos Temáticos ESG, cujo objetivo é atrair capital para projetos que tenham um real e positivo impacto socioambiental. Esses títulos são divididos de acordo com seus propósitos.

Títulos Verdes, que são investimentos relacionados à energia renovável, prevenção e controle de poluição e conservação da biodiversidade.

Títulos Sociais, são direcionados a projetos de geração de empregos, segurança alimentar e infraestrutura básica.

Título Verde no Brasil

No Brasil, os primeiros títulos verdes foram emitidos em 2015, no valor de US$549,45 milhões. Desde então, o mercado cresceu 1.483% e acumula US$8,7 bilhões em emissões.

No tema de mudanças climáticas, o Brasil tem forte relevância, pois abriga a Amazônia, que é a maior floresta tropical do mundo. No ano passado, o país foi responsável por 30,7% das emissões verdes totais dos países latino-americanos.

Conflito entre Rússia e Ucrânia

As consequências desse conflito são inestimáveis, porém, pode ser uma oportunidade para o mundo avaliar estratégias contra a Rússia empregando um olhar ESG, ponderando o foco nos objetivos ambientais vs. sociais. Como por exemplo, a energia limpa pode ficar mais competitiva, visto que os países estão preocupados com o preço mais alto do petróleo e procuram soluções para dependências geopolíticas na produção de energia.

 

Por Equipe de Macroeconomia da InvestSmart 

 

Veja mais:

Por que as mudanças climáticas afetam os investimentos?

Quer saber mais sobre investimentos?

Você pode gostar
Expert XP 2022: o futuro pelo olhar de quem transforma
O maior evento de investimentos do mundo, a Expert XP 2022, aconteceu entre os dias 3 e 4 de agosto....
A Selic aumentou! Entenda os desdobramentos
Após 11 altas consecutivas, a Selic aumentou novamente nesta quarta-feira (3). A reunião do Comitê de...
Descubra se sua declaração do IR caiu na malha fina e o que você deve fazer
Passado o prazo final para a entrega da declaração de Imposto de Renda, é normal que muitos contribuintes...
Os destaques do mercado financeiro para o segundo semestre
Os primeiros seis meses de 2022 foram marcados pela incerteza no cenário internacional. No início do...
Navegue pelo site
Siga nas redes sociais
Cadastre-se na Newsletter

O portal www.aprendaainvestir.com.br é de propriedade BANKRIO FINANCIAL HOLDING LTDA (CNPJ/MF nº 33.935.936/0001-63). Apesar da empresa estar sob o controle comum, os executivos responsáveis tecnicamente são totalmente independentes, sendo que estes na função da execução de suas atividades não exercem nenhuma atividade conflitante. Desta forma, os conteúdos vinculados no site são de caráter exclusivamente informativo, não sofrendo, de qualquer aspecto, influência de decisões comerciais e de negócios de outras sociedades, sendo os mesmos produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções da equipe técnica. Ao preencher algum formulário, você aceita compartilhar os seus dados de contato com as empresas controladas pelo grupo.

© 2021 | Todos os direitos reservados