fbpx

Dividendos: conheça essa estratégia para investir em ações

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Estrategia dividendos acoes

Decidir investir em Ações envolve algumas questões importantes como a adequação ao perfil, a necessidade de liquidez, além da escolha da estratégia de acordo com o objetivo do investidor.

Cada um desses pontos deve ser avaliado de forma individual, pois cada pessoa possui um horizonte de tempo e uma expectativa em relação ao retorno do investimento, assim como um nível de tolerância ao risco. Para alcançar os objetivos e não se sentir desconfortável correndo mais riscos do que o planejado, é fundamental conhecer as estratégias existentes para escolher a ideal.

Uma delas é a de Dividendos, que é quando optamos por empresas que decidiram distribuir parte do seu lucro aos seus acionistas. Construir uma carteira focada nessa estratégia, consiste em escolher boas Ações pagadoras de proventos recorrentes, seja mensal, trimestral, semestral ou anual. Então além da possibilidade da Ação se valorizar ao longo do tempo, a outra vantagem é receber os dividendos que são isentos de impostos.

Para colocar em prática essa estratégia, é crucial ter o acompanhamento de um assessor de investimentos. É ele que vai direcionar o investidor para carteiras focadas em Ações chamadas “preferenciais” ou do “novo mercado”, na qual possuem prioridade no recebimento dos dividendos e, em alguns casos, recebem mais proventos em relação às Ações de outras classes como “ordinárias”, por exemplo.

Além disso, ele também vai orientar a diversificar por setores que tenham resultados fortes em seus balanços e que distribuam acima do mínimo de 25% do lucro líquido, que é a norma das empresas listadas na B3, a Bolsa de Valores brasileira.

Depois de receber os dividendos na conta da sua corretora, vale a pena reinvestir esses valores nas mesmas Ações, pois isso proporcionará cada vez mais proventos. Isso porque eles são pagos baseados na quantidade de ativos que cada um possui, e não no preço do papel em si. Dessa forma, o investidor terá uma renda passiva cada vez maior.

Se por acaso o investidor necessitar vender uma das Ações ou parte dessa carteira de dividendos, terá que atentar para não fazer isso antes da “data ex dividendos”. Essa data determina que o acionista que tiver posição na Ação até o fim daquele pregão, ganhará o direito a receber os dividendos no próximo ciclo de pagamento.

Dessa maneira, vale a pena perguntar ao assessor de investimentos qual a melhor data para realizar essa venda, para que isso não seja feito no dia ou dias antes daquele ativo gerar um novo rendimento.

Ficou alguma dúvida? Procure um assessor da InvestSmart e descubra se essa estratégia é a mais adequada ao seu perfil de investidor.

 

Veja mais:

O que são dividendos?

Você pode gostar
Quanto rende R$1 milhão na poupança?
Com a taxa básica de juros a 12,75% ao ano e a inflação nas alturas, entender quanto rende R$ 1 milhão...
Como a CVM pretende monitorar os influenciadores digitais de finanças
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) acompanha o mercado, as tendências e o comportamento dos atores...
BlackRock: as 4 tendências que podem fazer o mercado de ETFs triplicar
A indústria global de ETFs (Exchange Traded Funds) está a caminho de triplicar de tamanho. Se há vinte...
Ensaio sobre a aleatoriedade
Um discurso sobre o comportamento do investidor através da literatura José Saramago se tornou um grande...
Navegue pelo site
Siga nas redes sociais
Cadastre-se na Newsletter

O portal www.aprendaainvestir.com.br é de propriedade BANKRIO FINANCIAL HOLDING LTDA (CNPJ/MF nº 33.935.936/0001-63). Apesar da empresa estar sob o controle comum, os executivos responsáveis tecnicamente são totalmente independentes, sendo que estes na função da execução de suas atividades não exercem nenhuma atividade conflitante. Desta forma, os conteúdos vinculados no site são de caráter exclusivamente informativo, não sofrendo, de qualquer aspecto, influência de decisões comerciais e de negócios de outras sociedades, sendo os mesmos produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções da equipe técnica. Ao preencher algum formulário, você aceita compartilhar os seus dados de contato com as empresas controladas pelo grupo.

© 2021 | Todos os direitos reservados