fbpx
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

A busca por uma carteira diversificada leva os investidores a procurarem por aplicações internacionais. Como a maior potência econômica mundial são os Estados Unidos e nele estão as duas maiores Bolsas do mundo, o foco é, na maioria dos casos, investir na Bolsa de Valores americana.

Nos EUA existem duas principais bolsas a NYSE – The New York Stock Exchange ou Bolsa de Valores de Nova Iorque, que é considerada a maior bolsa do mundo, em relação a capitalização – valor de mercado das empresas que a integram.

E a NASDAQ – National Association of Securities Dealers Automated Quotations, em português, Associação Nacional de Corretores de Títulos de Cotações Automáticas, considerada a segunda maior Bolsa do mundo, em relação ao volume de negociação.

Diferença entre a NYSE e a NASDAQ

Localizada em Wall Street, a Bolsa de Nova Iorque tem mais 200 anos de existência e possui os ativos mais tradicionais, principalmente no setor industrial. Walmart, General Eletric, Johnson & Johnson, The Walt Disney Company, são alguns exemplos de grandes companhias listadas nela.

A NASDAQ, bem mais nova que a NYSE, está em atividade há 50 anos. Possui uma regulamentação mais eficaz para alguns setores, entre eles o de tecnologia, e por isso, concentra empresas desse setor. Entre as organizações listadas nela estão: Google, Amazon, Apple, Facebook e Microsoft.

Abaixa, temos uma tabela comparativa entre as bolsas:

NYSENASDAQ
Capitalização das empresas listadasMAIORMENOR
Custo de listagem MAIORMENOR
Número de empresas listadasMENORMAIOR
Setores das empresas listadasBANCOS, PETROLÍFERAS, MINERADORASTECNOLOGIA, INTERNET

Como cada uma delas funciona?

A forma como os ativos são negociados dentro de cada uma delas é diferente. Na NYSE, apenas uma parte do seu funcionamento é eletrônico.

As operações são feitas através do mercado de leilão, ou seja, os clientes compram e vendem os papéis entre si e a oferta mais alta determina o menor preço da negociação.

Já na NASDAQ, as operações são mais centralizadas e as negociações são feitas por meio de revenda, isto é, elas acontecem por meio de um intermediário. Outra diferença é que ela funciona de maneira totalmente digital.

É possível investir na bolsa americana sendo brasileiro?

Sim, é possível. Normalmente, quem investe na Bolsa americana se apropria das oscilações cambiais. Como o Dólar e o Ibovespa tendem a ser negativamente relacionados, investir em ativos no exterior é visto como uma forma de “proteção”.

Como explicamos no artigo Como funciona a Bolsa de Valores, para investir na bolsa, mesmo sendo lá fora, é preciso encontrar uma corretora de valores que permite abertura de conta de estrangeiros. Além disso, é importante pesquisar se a instituição é registrada pela Finra – Financial Industry Regulatory Authority.

Outra forma de investir na bolsa americana sem ter que mandar dinheiro para fora é adquirindo fundos de investimentos locais que invistam no exterior, BDRs ou ETFs.

Os Fundos locais conhecidos como Fundos de Investimento Exterior -FIE, são fundos com estratégias específicas cujo os gestores são especializados em investir fora do país.

Os BDRs – Brazilian Deposit Recipts, são recibos negociados na BOVESPA que foram criados por instituições financeiras para replicarem as oscilações de ações estrangeiras. A instituição faz a compra das ações que o investidor quer na bolsa americana, só que tudo isso é feito no nome da corretora.

ETF são parecidos com os BDRs, contudo replicam um índice de referência. Na BOVESPA temos ETFs que replicam o SP500.

Conclusão

Por não haver tanta informação, a Bolsa americana ainda é um território pouco explorado, pois existe a ideia de que é um mercado difícil e com um investimento inviável.

Mas agora, você está por dentro de quais são as principais Bolsas dos Estados Unidos, como elas funcionam, a diferença entre elas, que mesmo sendo brasileiro pode ter participação nas empresas de lá e como começar a aplicar seu capital.

Depois disso, aposto que você já está considerando investir nela?

Quer saber mais sobre investimentos?

Você pode gostar
Conheça a empresa Gerdau
Em pleno século XXI, o que não falta são maquinários e construções ao redor do mundo inteiro. O desenvolvimento...
Conheça os derivativos: segurança e proteção de patrimônio até na Renda Variável
São inúmeros os elementos que compõem o mercado financeiro, uns mais simples e outros um pouco mais complexos....
Conheça a empresa Taesa S.A.
Desde que a eletricidade foi descoberta pelo filósofo Tales de Mileto, séculos atrás, ficou difícil imaginar...
Alta da Selic e Fundos Imobiliários: como usar os juros altos em seu favor
Analista da XP revela 10 Fundos Imobiliários com dividendos acima da Selic mesmo após a elevação da taxa...
Navegue pelo site
Siga nas redes sociais
Cadastre-se na Newsletter

O portal www.aprendaainvestir.com.br é de propriedade BANKRIO FINANCIAL HOLDING LTDA (CNPJ/MF nº 33.935.936/0001-63). Apesar da empresa estar sob o controle comum, os executivos responsáveis tecnicamente são totalmente independentes, sendo que estes na função da execução de suas atividades não exercem nenhuma atividade conflitante. Desta forma, os conteúdos vinculados no site são de caráter exclusivamente informativo, não sofrendo, de qualquer aspecto, influência de decisões comerciais e de negócios de outras sociedades, sendo os mesmos produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções da equipe técnica. Ao preencher algum formulário, você aceita compartilhar os seus dados de contato com as empresas controladas pelo grupo.

© 2021 | Todos os direitos reservados