fbpx

É possível investir na Bolsa de Valores americana sendo brasileiro?

Índice do artigo
wall street

A busca por uma carteira diversificada leva os investidores a procurarem por aplicações internacionais. Como a maior potência econômica mundial são os Estados Unidos e nele estão as duas maiores bolsas do mundo, o foco é, na maioria dos casos, investir na Bolsa de Valores americana.

Nos EUA existem duas principais bolsas a NYSE – The New York Stock Exchange ou Bolsa de Valores de Nova Iorque, que é considerada a maior bolsa do mundo, em relação a capitalização – valor de mercado das empresas que a integram. E a NASDAQ – National Association of Securities Dealers Automated Quotations, em português, Associação Nacional de Corretores de Títulos de Cotações Automáticas, considerada a segunda maior bolsa do mundo, em relação ao volume de negociação.

Diferença entre a NYSE e a NASDAQ

Localizada em Wall Street, a bolsa de Nova Iorque tem mais 200 anos de existência e possui os ativos mais tradicionais, principalmente no setor industrial. Walmart, General Eletric, Johnson & Johnson, The Walt Disney Company, são alguns exemplos de grandes companhias listadas nela.

A NASDAQ, bem mais nova que a NYSE, está em atividade há 50 anos. Possui uma regulamentação mais eficaz para alguns setores, entre eles o de tecnologia, e por isso, concentra empresas desse setor. Entre as organizações listadas nela estão: Google, Amazon, Apple, Facebook e Microsoft.

Abaixa, temos uma tabela comparativa entre as bolsas:

 NYSENASDAQ
Capitalização das empresas listadasMAIORMENOR
Custo de listagem MAIORMENOR
Número de empresas listadasMENORMAIOR
Setores das empresas listadasBANCOS, PETROLÍFERAS, MINERADORASTECNOLOGIA, INTERNET

Como cada uma delas funciona?

A forma como os ativos são negociados dentro de cada uma delas é diferente. Na NYSE, apenas uma parte do seu funcionamento é eletrônico. As operações são feitas através do mercado de leilão, ou seja, os clientes compram e vendem os papéis entre si e a oferta mais alta determina o menor preço da negociação. Já na NASDAQ, as operações são mais centralizadas e as negociações são feitas por meio de revenda, isto é, elas acontecem por meio de um intermediário. Outra diferença é que ela funciona de maneira totalmente digital.

É possível investir na bolsa americana sendo brasileiro?

Sim, é possível. Normalmente, quem investe na bolsa americana se apropria das oscilações cambiais. Como o dólar e o ibovespa tendem a ser negativamente relacionados, investir em ativos no exterior é visto como uma forma de “proteção”.

Como explicamos no artigo “Como funciona a Bolsa de Valores”, para investir na bolsa, mesmo sendo lá fora, é preciso encontrar uma corretora de valores que permite abertura de conta de estrangeiros. Além disso, é importante pesquisar se a instituição é registrada pela Finra – Financial Industry Regulatory Authority.

Outra forma de investir na bolsa americana sem ter que mandar dinheiro para fora é adquirindo fundos de investimentos locais que invistam no exterior, BDRs ou ETFs.

Os fundos locais conhecidos como Fundos de Investimento Exterior -FIE, são fundos com estratégias específicas cujo os gestores são especializados em investir fora do país.

Os BDRs – Brazilian Deposit Recipts, são recibos negociados na BOVESPA que foram criados por instituições financeiras para replicarem as oscilações de ações estrangeiras. A instituição faz a compra das ações que o investidor quer na bolsa americana, só que tudo isso é feito no nome da corretora.

ETF são parecidos com os BDRs, contudo replicam um índice de referência. Na BOVESPA temos ETFs que replicam o SP500.

Conclusão

Por não haver tanta informação, a bolsa americana ainda é um território pouco explorado, pois existe a ideia de que é um mercado difícil e com um investimento inviável. Mas agora, você está por dentro de quais são as principais bolsas dos Estados Unidos, como elas funcionam, a diferença entre elas, que mesmo sendo brasileiro pode ter participação nas empresas de lá e como começar a aplicar seu capital. Depois disso, aposto que você já está considerando investir nela?

Quer saber mais sobre investimentos?

Compartilhar:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Posts Relacionados