fbpx

Eleições 2022: como fica o mercado financeiro?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Eleições

Depois de quatro anos, novamente chegamos em mais um ano de eleições. A partir de outubro começa a grande decisão, será escolhido o Presidente da República. Da mesma maneira que é impossível prever quem será eleito, é muito difícil antecipar o que deve ocorrer com o mercado financeiro no ano de 2022.

Em um período como esse, há uma grande preocupação no que fazer com seus investimentos. Isso porque a imprevisibilidade é algo que afeta negativamente o mercado financeiro, dificultando uma evolução tanto do país quanto dos investidores na hora de aumentar o seu patrimônio.

Por que anos eleitorais afetam o mercado financeiro?

Grandes eventos tendem a afetar o mercado financeiro, um exemplo disso é o conflito entre Rússia e Ucrânia. A eleição presidencial de um país é considerada um dos maiores acontecimentos.

Não é novidade que o cenário político impacta a conjuntura econômica de uma nação. Normalmente, um acontecimento político está por trás de movimentos como o aumento ou queda de expectativas de juros futuros no mercado de Renda Fixa, a valorização ou desvalorização da moeda, e até mesmo a precificação das Ações de empresas listadas na Bolsa de Valores.

É o governo quem decide as regras que impactam diferentes setores; as reformas econômicas que têm perspectivas de melhorar a situação fiscal do país; as próprias regras eleitorais; o pano de fundo de decisões judiciais que impactam empresas e pessoas, e as leis e regulações que regem o mundo dos investimentos.

Um exemplo disso é a discussão sobre a PEC dos Precatórios, que se arrastou ao longo do ano passado, e a consequente mudança na regra do teto de gastos. Por tratarem da base para a despesa do governo no longo prazo e impactarem a situação fiscal do Brasil, enquanto durou a incerteza sobre o desfecho dessa história, vimos o real desvalorizar, o Ibovespa sofrer e a expectativa de juros futuros subir.

E as expectativas para esse ano?

A falta de previsibilidade sobre o que acontecerá no futuro, e isso inclui um próximo mandato presidencial, abala diretamente a percepção de risco de agentes de mercado. A tendência é que, diante da incerteza que acompanha um ano eleitoral, empresários fiquem cautelosos e os consumidores comecem a adiar suas compras. Assim, a economia é impactada pela sensação de imprevisibilidade voltando para o mercado e para os seus investimentos.

Porém, tudo indica que as eleições de 2022 já estão movimentando o mercado financeiro, com investidores de olho na polarização entre os dois pré-candidatos mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais até agora: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual, Jair Bolsonaro (PL).
Um diferencial é que a independência recente do Banco Central gera mais tranquilidade ao mercado, e a expectativa é de que o Brasil inicie um ciclo de crescimento virtuoso a partir de 2023, quando as taxas de juros começarem a ceder novamente.

O que fazer com meus investimentos esse ano?

Como um ano de eleições é rodeado de incertezas, muitos ficam na dúvida do que fazer com seus investimentos. Nessa situação, a diversificação segue sendo a melhor aliada, com ou sem eleições.

Se você precisar de ajuda para proteger os seus investimentos e continuar obtendo retornos, basta entrar em contato com um Assessor.

Você pode gostar
Quanto rende R$1 milhão na poupança?
Com a taxa básica de juros a 12,75% ao ano e a inflação nas alturas, entender quanto rende R$ 1 milhão...
Como a CVM pretende monitorar os influenciadores digitais de finanças
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) acompanha o mercado, as tendências e o comportamento dos atores...
BlackRock: as 4 tendências que podem fazer o mercado de ETFs triplicar
A indústria global de ETFs (Exchange Traded Funds) está a caminho de triplicar de tamanho. Se há vinte...
Ensaio sobre a aleatoriedade
Um discurso sobre o comportamento do investidor através da literatura José Saramago se tornou um grande...
Navegue pelo site
Siga nas redes sociais
Cadastre-se na Newsletter

O portal www.aprendaainvestir.com.br é de propriedade BANKRIO FINANCIAL HOLDING LTDA (CNPJ/MF nº 33.935.936/0001-63). Apesar da empresa estar sob o controle comum, os executivos responsáveis tecnicamente são totalmente independentes, sendo que estes na função da execução de suas atividades não exercem nenhuma atividade conflitante. Desta forma, os conteúdos vinculados no site são de caráter exclusivamente informativo, não sofrendo, de qualquer aspecto, influência de decisões comerciais e de negócios de outras sociedades, sendo os mesmos produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções da equipe técnica. Ao preencher algum formulário, você aceita compartilhar os seus dados de contato com as empresas controladas pelo grupo.

© 2021 | Todos os direitos reservados