Com o início da pandemia da Covid-19, iniciada em 2020, muitos brasileiros se encontraram sem seus trabalhos e tiveram que pensar em um plano B. Se antes a possibilidade de empreender era uma visão distante, essa foi a oportunidade de tirar as ideias da gaveta e colocar a mão na massa.
De acordo com uma pesquisa chamada Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2020, o Brasil ocupou o 13º lugar no ranking de países com maior número de empreendedores. Já em 2021, o país ocupou o sétimo lugar, contando com aproximadamente 43 milhões de CNPJs ativos.
Apesar dessa mudança brusca e dos números em constante crescente, sabemos que muitos ainda têm dúvidas de como se movimentar e até mesmo entender qual o melhor momento para bater o martelo e oficializar sua empresa. Por isso, nós trouxemos três dicas que podem te auxiliar nessa decisão!
1. Registre sua empresa!
É ideal que, mesmo no início, sua empresa seja formalizada. Não somente para a declaração de suas entradas, saídas, número de colaboradores e todos os demais processos, mas também para registro de marca (pois sem isso, o nome da sua empresa pode ser utilizado por qualquer outra pessoa).
Hoje, existe a possibilidade de abertura do MEI (Microempreendedor Individual), que pode contratar somente uma pessoa. Além disso, esse modelo de empreendedor permite ter mais segurança mesmo fora do formato CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), como o INSS.
2. Empreender não é dar conta de tudo sozinho!
É muito comum, principalmente no início dessa jornada empreendedora, que seja preciso ter braços de polvo! É necessário dominar a contabilidade, o recrutamento, a gestão de equipe e por aí vai. A lista é enorme, mas calma!
Assim como você pode estar iniciando seu empreendimento, existem contadores, recrutadores e diversas outras profissões que também podem estar. Por que não contar com um serviço terceirizado para alguns pontos que você ainda não domina? Saber quando pedir ajuda também vai se tornar um dom durante seu caminho como empreendedor.
3. Paciência vai ser sua maior aliada!
Existem vários caminhos pelos quais uma empresa pode percorrer e todo empreendedor espera que haja uma explosão de vendas, com um fluxo muito bom de faturamento. Mas pode acontecer uma queda brusca nas vendas; um movimento lento no início, com uma crescente repentina; ou até mesmo movimento algum. Para todos esses e outros caminhos, paciência e perseverança serão seus maiores aliados.
Caso o movimento esteja em uma crescente contínua, vale refletir: é o momento ideal para aumentar minha equipe para dar conta de tudo? Já no caso de um movimento lento, vale a pena investir em uma empresa de marketing para alavancar minhas vendas? As possibilidades são imensas e, para analisá-las, você precisará de paciência!
Por Caroline Corbetta
Veja mais: