fbpx

Empreendedorismo: 3 dicas para formalizar o seu negócio

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Índice do artigo

Empreendedorismo
Foto: Pixabay

Com o início da pandemia da Covid-19, iniciada em 2020, muitos brasileiros se encontraram sem seus trabalhos e tiveram que pensar em um plano B. Se antes a possibilidade de empreender era uma visão distante, essa foi a oportunidade de tirar as ideias da gaveta e colocar a mão na massa.

De acordo com uma pesquisa chamada Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2020, o Brasil ocupou o 13º lugar no ranking de países com maior número de empreendedores. Já em 2021, o país ocupou o sétimo lugar, contando com aproximadamente 43 milhões de CNPJs ativos.

Apesar dessa mudança brusca e dos números em constante crescente, sabemos que muitos ainda têm dúvidas de como se movimentar e até mesmo entender qual o melhor momento para bater o martelo e oficializar sua empresa. Por isso, nós trouxemos três dicas que podem te auxiliar nessa decisão!

1. Registre sua empresa!

É ideal que, mesmo no início, sua empresa seja formalizada. Não somente para a declaração de suas entradas, saídas, número de colaboradores e todos os demais processos, mas também para registro de marca (pois sem isso, o nome da sua empresa pode ser utilizado por qualquer outra pessoa).

Hoje, existe a possibilidade de abertura do MEI (Microempreendedor Individual), que pode contratar somente uma pessoa. Além disso, esse modelo de empreendedor permite ter mais segurança mesmo fora do formato CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), como o INSS.

2. Empreender não é dar conta de tudo sozinho!

É muito comum, principalmente no início dessa jornada empreendedora, que seja preciso ter braços de polvo! É necessário dominar a contabilidade, o recrutamento, a gestão de equipe e por aí vai. A lista é enorme, mas calma!

Assim como você pode estar iniciando seu empreendimento, existem contadores, recrutadores e diversas outras profissões que também podem estar. Por que não contar com um serviço terceirizado para alguns pontos que você ainda não domina? Saber quando pedir ajuda também vai se tornar um dom durante seu caminho como empreendedor.

3. Paciência vai ser sua maior aliada!

Existem vários caminhos pelos quais uma empresa pode percorrer e todo empreendedor espera que haja uma explosão de vendas, com um fluxo muito bom de faturamento. Mas pode acontecer uma queda brusca nas vendas; um movimento lento no início, com uma crescente repentina; ou até mesmo movimento algum. Para todos esses e outros caminhos, paciência e perseverança serão seus maiores aliados.

Caso o movimento esteja em uma crescente contínua, vale refletir: é o momento ideal para aumentar minha equipe para dar conta de tudo? Já no caso de um movimento lento, vale a pena investir em uma empresa de marketing para alavancar minhas vendas? As possibilidades são imensas e, para analisá-las, você precisará de paciência!

 

Por Caroline Corbetta

 

Veja mais:

O que é capital de giro?

Quer saber mais sobre investimentos?

Você pode gostar
Ajuste no teto do faturamento de MEI's é votado no Planalto
No dia 21 de junho, foi votado e aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação, o Projeto de Lei Complementar...
Caí no golpe do PIX: e agora?
O PIX foi criado em novembro de 2020 e rapidamente caiu no gosto dos brasileiros. Mais de 1 bilhão de...
Planejamento financeiro tem de ser feito de acordo com sua realidade
As redes sociais TikTok, YouTube e Instagram invadiram a vida das pessoas. Porém, essas ferramentas e...
Conheça a empresa Arezzo
Calçados e acessórios são febres entre o público feminino, e há quem diga que o ponto fraco delas esteja...
Navegue pelo site
Siga nas redes sociais
Cadastre-se na Newsletter

O portal www.aprendaainvestir.com.br é de propriedade BANKRIO FINANCIAL HOLDING LTDA (CNPJ/MF nº 33.935.936/0001-63). Apesar da empresa estar sob o controle comum, os executivos responsáveis tecnicamente são totalmente independentes, sendo que estes na função da execução de suas atividades não exercem nenhuma atividade conflitante. Desta forma, os conteúdos vinculados no site são de caráter exclusivamente informativo, não sofrendo, de qualquer aspecto, influência de decisões comerciais e de negócios de outras sociedades, sendo os mesmos produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções da equipe técnica. Ao preencher algum formulário, você aceita compartilhar os seus dados de contato com as empresas controladas pelo grupo.

© 2021 | Todos os direitos reservados