fbpx

ESG: o que é e qual a sua relação com os investimentos

Índice do artigo

ESG ambiental social e governança
Foto: Freepik

A cada dia que passa a preocupação por questões sociais e ambientais vem ganhando espaço nas discussões ao redor do mundo. Isso se dá pelos diversos impactos que a modernidade provoca no meio ambiente, resultando em consequências negativas que já começaram a acontecer. Foi pensando em diminuir os danos causados por parte das empresas, que surgiu o ESG.

Nesse artigo, vamos explicar o que é ESG e a relação com os investimentos.

O que é ESG?

A sigla significa “Environmental, Social and Governance”, que em português é comum ser encontrada como ASG – Ambiental, Social e Governança. Adotar princípios ESG quer dizer que a empresa leva em consideração questões ambientais, sociais e de governança na sua estrutura administrativa.

O olhar sobre estes critérios de forma conjunta tem se tornado mais frequente para uma nova geração de investidores. Ao escolher investimentos cuja estrutura esteja adequada ao ESG, significa investir em empresas que se preocupem não só com o lucro econômico em si, mas também preocupadas em gerar impactos positivos para sociedade, colaboradores e meio ambiente.

Na prática ESG já existe há muito tempo. Desde Fundos Carbono, depois Investimentos Verde, Investimentos Sustentáveis e sociais, ou seja, várias alternativas surgiram com o passar do tempo. Mas por que ESG tem sido diferente?

Como falamos, estamos em uma geração de investidores e consumidores mais conscientes da necessidade de as empresas terem um papel além do lucro. Além disso, ESG tem se mostrado mais que um conceito. Não basta ter um propósito sustentável, a empresa precisa demonstrar que implementa em diversas esferas e de forma contínua as medidas e processos necessários para garantir que as suas atividades tenham impactos positivos de forma geral.

Portanto, o ESG se mostra como um novo padrão de referência na escolha das aplicações, como um reflexo imediato da mudança de paradigmas sociais e preocupações com as futuras gerações.

Critérios de análise

Cada letra da sigla representa um critério que deve servir de análise para cada companhia. São eles:

  1. Ambiental

    A busca por minimizar os impactos ambientais, promovendo práticas como conscientização do uso de água, descarte correto dos resíduos, diminuição das emissões de gases do efeito estufa, eficiência energética e outras ações ligadas à preservação ambiental.

  2. Social

    A relação que a empresa tem com seus empregados, fornecedores, parceiros, clientes e comunidades de atuação. Algumas questões são levadas em consideração como segurança do trabalho, boas práticas de desenvolvimento do bem-estar dos funcionários, a diversidade e a inclusão, projetos sociais, etc.

  3. Governança

    A existência de uma boa governança corporativa, apresentando transparência na prestação de contas, pautadas por conceitos éticos, diversidade na composição do conselho de administração, política de remuneração, auditorias e mecanismos de prevenção a fraudes.

Importância do ESG para os investimentos

Quanto mais a sociedade se engaja em temas que buscam um futuro melhor, mais as companhias se sentem pressionadas a se reinventar para superar desafios futuros e alcançar solidez no mercado. Portanto, empresas que adotam os critérios da ESG podem acabar alcançando maior receita, maior produtividade, menor custo e otimização dos seus investimentos.

Além disso, a preocupação com essas questões diminui consideravelmente os riscos ambientais, sociais e regulatórios, afastando possíveis crises nessas áreas. Consequentemente, os investidores ganham mais confiança no processo de decisão sobre quais organizações são mais responsáveis e sustentáveis a longo prazo. Isso significa um investimento com um risco menor em comparação com uma empresa que coloca questões ESG em segundo plano.

Fundos ESG

Para facilitar a vida do investidor consciente, existem os fundos ESG que incorporam apenas empresas com uma classificação alta, de acordo a metodologia de cada gestora. A grande vantagem é ter o olhar criterioso de uma equipe especializada que revisa os índices de cada empresa periodicamente.

No Brasil, é possível encontrar fundos ESG que são formados por grandes empresas internacionais como a Apple e a Microsoft, por exemplo, que anunciaram que vão neutralizar toda sua emissão de carbono até 2030.

Conclusão

As companhias que ainda não se aplicam aos critérios do ESG podem acabar ficando para trás no mercado e começar a ter cada vez menos investidores interessados em aplicar o seu capital nela. Agora que você sabe o que é ESG e como esse conceito está atrelado ao universo dos investimentos, já pode aplicar em empresas que buscam por um mundo melhor.

Quer saber mais sobre investimentos?

Você pode gostar
Expert XP 2022: o futuro pelo olhar de quem transforma
O maior evento de investimentos do mundo, a Expert XP 2022, aconteceu entre os dias 3 e 4 de agosto....
A Selic aumentou! Entenda os desdobramentos
Após 11 altas consecutivas, a Selic aumentou novamente nesta quarta-feira (3). A reunião do Comitê de...
Serena Williams vai participar da Expert XP 2022
Serena Williams, uma das maiores tenistas femininas da história, vai participar da Expert 2022, principal...
Descubra se sua declaração do IR caiu na malha fina e o que você deve fazer
Passado o prazo final para a entrega da declaração de Imposto de Renda, é normal que muitos contribuintes...
Navegue pelo site
Siga nas redes sociais
Cadastre-se na Newsletter

O portal www.aprendaainvestir.com.br é de propriedade BANKRIO FINANCIAL HOLDING LTDA (CNPJ/MF nº 33.935.936/0001-63). Apesar da empresa estar sob o controle comum, os executivos responsáveis tecnicamente são totalmente independentes, sendo que estes na função da execução de suas atividades não exercem nenhuma atividade conflitante. Desta forma, os conteúdos vinculados no site são de caráter exclusivamente informativo, não sofrendo, de qualquer aspecto, influência de decisões comerciais e de negócios de outras sociedades, sendo os mesmos produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções da equipe técnica. Ao preencher algum formulário, você aceita compartilhar os seus dados de contato com as empresas controladas pelo grupo.

© 2021 | Todos os direitos reservados