fbpx

Inflação medida pelo IGP-10 em maio vem menor que mediana com deflação no atacado de agropecuários

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print
IGP-10
Foto: Pixabay

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) desacelerou a +0,10% em maio, após ter aumentado +2,48% em abril, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

O resultado ficou abaixo da mediana de +0,22% das estimativas do mercado financeiro coletadas pelo Projeções Broadcast. O resultado ficou dentro do intervalo das expectativas, que ia de uma queda de 0,51% a uma alta de 0,45%.

Deflação no agro

A maior contribuição para a desaceleração do índice veio do atacado de produtos agropecuários, que registraram deflação e, assim, pressionaram para baixo o Índice de Preços no Atacado (IPA), que integra o IGP-10.

Quanto aos três indicadores que compõem o IGP-10 de maio – subíndices de inflação ao consumidor, no atacado e da construção, todos apresentaram desaceleração. Porém, os preços agropecuários foram os que deram a maior contribuição dentro do indicador IPA-10 (Índice de Preços no Atacado). O chamado IPA agrícola teve deflação de 1,59% em maio, após um aumento de 0,90% em abril.

Já os preços dos produtos industriais (IPA Industrial) tiveram alta de 0,54% este mês, depois da elevação de 3,61% no atacado em abril. O IPA-10 teve queda de 0,08% ante uma elevação de 2,81% em abril.

Inflação ao consumidor

Os preços ao consumidor verificados pelo IPC-10 apresentaram aumento de 0,54% em maio, após o avanço de 1,67% no mês passado.

Já o INCC-10, que mede os preços da construção civil, teve alta de 0,74% em maio, depois de subir 1,17% em abril.

O IGP-10 acumulou um aumento de 7,73% no ano. A taxa em 12 meses ficou em 12,13%. Este resultado também veio abaixo da mediana (12,29%) e do resultado (15,65%) no mês anterior. As estimativas para o IGP-10 em 12 meses iam de 11,47% a 12,50%.

O período de coleta de preços para o indicador de maio foi do dia 11 de abril a 10 deste mês.

Quer saber mais sobre investimentos?

Você pode gostar
Ajuste no teto do faturamento de MEI's é votado no Planalto
No dia 21 de junho, foi votado e aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação, o Projeto de Lei Complementar...
Política Monetária: entenda para que serve e como funciona
Embora muitas pessoas ainda não saibam como ela funciona, a Política Monetária é fundamental para o desenvolvimento...
Milionários na Poupança: pesquisa mostra que há 24 mil cadernetas com mais de R$1 milhão
Em pleno 2022, a Caderneta de Poupança segue sendo tradicional e queridinha dos brasileiros. Ainda que...
Copom eleva a Selic de 12,75% para 13,25% ao ano
Apesar do cenário desafiador nas frentes inflacionária, externa e fiscal, o Comitê de Política Monetária...
Navegue pelo site
Siga nas redes sociais
Cadastre-se na Newsletter

O portal www.aprendaainvestir.com.br é de propriedade BANKRIO FINANCIAL HOLDING LTDA (CNPJ/MF nº 33.935.936/0001-63). Apesar da empresa estar sob o controle comum, os executivos responsáveis tecnicamente são totalmente independentes, sendo que estes na função da execução de suas atividades não exercem nenhuma atividade conflitante. Desta forma, os conteúdos vinculados no site são de caráter exclusivamente informativo, não sofrendo, de qualquer aspecto, influência de decisões comerciais e de negócios de outras sociedades, sendo os mesmos produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções da equipe técnica. Ao preencher algum formulário, você aceita compartilhar os seus dados de contato com as empresas controladas pelo grupo.

© 2021 | Todos os direitos reservados