fbpx

Juros altos: seria o fim da casa e carro próprio?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Índice do artigo

Juros altos
Foto: envatoelements

Com a pressão inflacionária bem acima das expectativas do mercado, quem sonha em ter uma casa ou carro próprio e não tem todo o montante para concretizar a compra à vista, pode estar vendo a realização do objetivo cada vez mais distante neste momento. Com a inflação na casa dos dois dígitos, o brasileiro está dando preferência para os gastos essenciais e se afastando daquelas aquisições mais caras como um imóvel ou um carro.

A tendência é que as taxas de juros sigam em alta por mais tempo. A Selic – taxa básica de juros da economia brasileira – , acima de 12%, acaba por encarecer o custo do crédito por meio de linhas de financiamento, enquanto o IPCA-15 de maio deste ano fechou em 0,59% no mês, resultado esse que leva o Índice de Preços ao Consumidor Amplo a 12,20% no acumulado em 12 meses.

Ainda que não seja o referencial oficial dos financiamentos imobiliários, a Selic possui uma ligação com essas operações financeiras. Para financiamentos de longo prazo, cada ponto de aumento nos juros faz uma diferença enorme nas parcelas. Os financiamentos imobiliários podem ser de até 30 anos, e a entrada mínima exigida costuma ser de 20% do valor do imóvel.

Saiba usar os juros a seu favor

Com a inflação em alta e o risco de desvalorização das reservas financeiras, uma alternativa para que o sonho da casa e do carro próprio não morra pode ser investir parte do valor, aquela que seria usada na entrada do financiamento, para se programar melhor.

Desta forma, o consumidor consegue se preparar com mais tempo e sem deixar de concretizar o sonho em um momento mais favorável. Portanto, é possível pegar o valor, investir e, com isso, aumentar o montante.

Com a Selic em 12,75% ao ano, os investimentos em Renda Fixa acabam sendo atrativos, além de trazer um pouco mais de segurança para os indivíduos que não estão familiarizados com o mercado financeiro.

Sendo assim, é possível usar os juros altos a seu favor e otimizar a rentabilidade com essa modalidade de ativos.

Quem não tem a urgência de comprar um imóvel ou automóvel, pode optar por esperar um pouco mais e deixar o capital rentabilizando, tirando proveito do cenário atual dos juros.

De acordo com os especialistas, o ideal é que esse público, com o objetivo de compra da casa ou carro próprio, circule por operações financeiras cujo perfil é mais conservador, escolhendo ativos com maior liquidez até que os juros comecem a cair.

Considerações finais

Saber direitinho quais decisões financeiras você pretende ter no curto prazo será fundamental para guiar sua escolha futura.

Logo, investir o seu capital pensando na conquista futura de uma casa ou carro próprio é uma maneira de driblar a alta dos juros de financiamentos. Entretanto, é importante conhecer bem as opções de investimentos e evitar riscos desnecessários que possam adiar o seu sonho.

Ficou interessado em iniciar no mundo dos investimentos, mas não sabe por onde começar? Procure uma assessoria de investimentos e invista com segurança e conhecimento.

 

Por Michael Fernandes

 

Veja mais:

Ebook Renda Fixa

Quer saber mais sobre investimentos?

Você pode gostar
Ajuste no teto do faturamento de MEI's é votado no Planalto
No dia 21 de junho, foi votado e aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação, o Projeto de Lei Complementar...
Milionários na Poupança: pesquisa mostra que há 24 mil cadernetas com mais de R$1 milhão
Em pleno 2022, a Caderneta de Poupança segue sendo tradicional e queridinha dos brasileiros. Ainda que...
Caí no golpe do PIX: e agora?
O PIX foi criado em novembro de 2020 e rapidamente caiu no gosto dos brasileiros. Mais de 1 bilhão de...
Planejamento financeiro tem de ser feito de acordo com sua realidade
As redes sociais TikTok, YouTube e Instagram invadiram a vida das pessoas. Porém, essas ferramentas e...
Navegue pelo site
Siga nas redes sociais
Cadastre-se na Newsletter

O portal www.aprendaainvestir.com.br é de propriedade BANKRIO FINANCIAL HOLDING LTDA (CNPJ/MF nº 33.935.936/0001-63). Apesar da empresa estar sob o controle comum, os executivos responsáveis tecnicamente são totalmente independentes, sendo que estes na função da execução de suas atividades não exercem nenhuma atividade conflitante. Desta forma, os conteúdos vinculados no site são de caráter exclusivamente informativo, não sofrendo, de qualquer aspecto, influência de decisões comerciais e de negócios de outras sociedades, sendo os mesmos produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções da equipe técnica. Ao preencher algum formulário, você aceita compartilhar os seus dados de contato com as empresas controladas pelo grupo.

© 2021 | Todos os direitos reservados