fbpx

Letra Imobiliária Garantida: o que é e como funciona?

Índice do artigo
letra imobiliaria garantida

Talvez você já tenha ouvido falar da Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e do Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI). Eles são duas formas distintas de investir no setor imobiliário.

A Letra Imobiliária Garantida, conhecida pela sigla LIG, é uma modalidade relativamente nova de aplicação em Renda Fixa que também está focado no mercado de imóveis. Ela foi criada em 2014, mas apenas em 2018 foi regulamentada pelo Banco Central. O motivo do seu surgimento foi variar a procedência dos financiamentos imobiliários.

 

Como funciona?

A LIG é um título emitido por instituições financeiras que têm a intenção de captar recursos no setor imobiliário. Logo, o investidor que aplica o seu capital nas Letras Imobiliárias Garantidas está emprestando dinheiro para um banco credenciado. E ele repassa o montante para os tomadores de crédito que precisam alocar dinheiro no setor, seja financiando uma casa ou para empresas que estão construindo algum imóvel.

Esse título possui uma rentabilidade relacionada à taxa de básica de juros da economia brasileira (Selic) ou indexadores como o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Isso vai depender do modelo de LIG que o investidor escolher. Elas podem ser:

Prefixadas

A taxa de rentabilidade dos ativos é fixa e o investidor sabe no momento da compra quanto o capital aplicado vai render até o vencimento.

Pós-fixadas

O investidor tem a informação, no ato da compra, de qual será o indicador de referência utilizado no cálculo de rendimento. Dessa forma, possui apenas uma previsão e não a certeza sobre retorno da aplicação. Isso porque o valor pode apresentar variação de acordo com o indexador base do título.

Existe um diferencial contido nesse tipo de investimento já que a LIG pode também ter o seu rendimento relacionado a variação cambial. Então elas possuem formas de retorno que vão além dos modelos de rendimento citados anteriormente (prefixados e pós-fixados).

Além disso, a Letra Imobiliária Garantida é uma aplicação voltada para investidores que possuam interesse em rentabilizar o seu patrimônio no longo prazo. Visto que o resgate tem vencimento de, no mínimo, dois anos.

 

Proteção da LIG

O nome recebido por esse tipo de investimento tem uma explicação. A palavra garantida que integra essa nomenclatura faz referência a segurança da aplicação. Ou seja, a LIG conta com a chamada dupla garantia. Ela nada mais é do que uma forma de assegurar ao investidor, em casos de falência da instituição financeira emissora do título, o retorno do capital investido.

Dessa forma, em situações extremas como a quebra de um banco, os investimentos são quitados por meio da liquidação do patrimônio dessa instituição. Somado a isso, o título de Letra Imobiliária Garantida também possui a proteção do capital por meio de uma carteira de créditos imobiliários independentes, que é o chamado pool de créditos.

Portanto, ainda que o banco decrete falência, a carteira vai assegurar a liquidação do montante investido. Vale lembrar que a instituição é proibida de utilizar o pool de créditos para pagar outros tipos de dívidas.

Toda essa dupla proteção faz com que a modalidade de aplicação não saia na desvantagem comparada aos outros investimentos cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Além da LIG contar com uma garantia dupla, o investidor conta com um reembolso que não tem limite de ressarcimento.

Essa característica de oferecer uma garantia maior do que o normal torna a Letra Imobiliária Garantida uma versão das covered bonds – títulos imobiliários operados no mercado estrangeiro, comuns no continente europeu.

 

Custos

Assim como os demais investimentos no setor imobiliário, a LIG também não possui a incidência de tributos como o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Isso acontece porque o montante arrecadado por esse tipo de aplicação favorece um ramo que é estratégico para a movimentação da economia – o mercado de imóveis. Então o governo não recolhe os impostos, com o objetivo de fomentar os investimentos nesses títulos.

 

Conclusão

A Letra Imobiliária Garantida é uma modalidade que atrai os investidores pelas vantagens que possui. Isso porque ele fica despreocupado com custos e riscos de falência da instituição emissora. Ainda tem dúvidas sobre como investir na LIG? Procure um assessor de investimentos, ele pode te auxiliar nesse processo.

Quer saber mais sobre a Renda Fixa e todos os detalhes que envolvem esse modelo de investimentos? Baixe agora o nosso Ebook Renda Fixa além do Tesouro Direto e mergulhe nesse universo.

Quer saber mais sobre investimentos?

Compartilhar:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *