Já imaginou ir ao show da sua banda favorita sem sair de casa? Ou ir ao cinema com um amigo que mora longe sem precisar viajar?
Essas são algumas das inovações que o Metaverso pode proporcionar. Mas além do lazer, esse universo virtual também pode trazer novas possibilidades para seus investimentos.
Afinal, o que é o metaverso?
O metaverso é a ideia de um mundo virtual e imersivo. Diferente da forma que utilizamos a internet hoje, com o metaverso será possível recriar as experiências da “vida real” (utilizando sensores e óculos de realidade virtual).
Quais são as possibilidades dentro desse universo?
Dentro de um universo virtual, as possibilidades são infinitas! Por exemplo, o metaverso pode mudar toda a indústria de entretenimento. Além de jogos de realidade virtual, podem existir shows, parques de diversão e eventos esportivos. Todas as experiências de entretenimento que vivemos hoje, poderiam ser vividas de maneira virtual.
Outra grande aposta de empresas como Microsoft e Facebook é revolucionar o ambiente de trabalho. Seria possível, por exemplo, fazer uma reunião virtual mais dinâmica, simulando salas de reuniões.
Mas como ele se encaixa no mundo dos investimentos?
Pensando em um mundo totalmente virtual, talvez a primeira ideia que vem em mente sejam as criptomoedas. E, claro, elas seriam muito importantes dentro do universo, pois poderiam servir como um meio de pagamento. Entretanto, esse novo universo também tem movimentado as empresas de tecnologia.
Um dos pioneiros no movimento foi o Facebook, que mudou o nome para Meta e colocou o projeto como um de seus principais objetivos. Posteriormente, diversas outras empresas do ramo também compraram a ideia.
Por isso, a XP Investimentos criou um Fundo Indexado que replica o Bloomberg Metaverse Index, composto por cerca de 30 ações globais relacionadas ao tema do Metaverso. A ideia do Fundo é ser uma maneira acessível de investir nas instituições pioneiras no projeto.
Saiba mais detalhes sobre o Fundo clicando aqui.
Por Sara Paixão