fbpx

O que é LC – Letra de Câmbio?

Índice do artigo
Letra de Câmbio

A Letra de Câmbio, conhecida pela sigla LC, é uma modalidade de investimento em Renda Fixa utilizada pelas financeiras. Esse é o detalhe que as diferenciam dos CDBs, que são emitidos por bancos. O objetivo dessa aplicação é captar recursos no mercado para emprestar aos seus clientes.

Por não terem a mesma força que os grandes bancos possuem, as financeiras podem dar a falsa impressão de saírem na desvantagem. Porém, elas usam isso ao seu favor, ou seja, transformam a oferta de juros mais atrativas aos clientes, que, na maioria das vezes, superam a remuneração oferecida pelos bancos aos investidores que aplicam em CDB.

Fugindo ao padrão dos demais investimentos em renda fixa, as letras de câmbio geralmente não apresentam liquidez diária e o vencimento fica entre 2 ou 3 anos. Portanto, são aplicações indicadas a investidores que procuram rendimentos a longo prazo.

O processo de investimento em LC é simples. No momento em que o investidor adquire uma letra de câmbio, ele está emprestando dinheiro para a companhia emissora do título. E em troca, ele recebe o valor corrigido por juros. A rentabilidade acontece dentro de um prazo estipulado na hora da compra da LC. Vale ressaltar que o valor mínimo de aporte para essa modalidade de investimento varia de acordo com cada financeira.

Garantia da Letra de Câmbio

A Letra de Câmbio dispõe da proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que garante, em casos de falência ou fechamento da financeira, a recuperação de até R$250 mil em depósitos ou créditos. Isso representa uma segurança nas aplicações dos investidores em casos extremos.

Principais tipos de LC

O rendimento da Letra de Câmbio está atrelado ao modelo escolhido pelo investidor. São três os mais comuns:

  • LC Prefixada – Nessa modalidade de aplicação é permitido que os investidores calculem a remuneração que receberão no vencimento da Letra de Câmbio. Para isso, é importante que o comprador do título esteja bem ambientado ao momento econômico do país, já que as oscilações da inflação e da taxa Selic podem influenciar na rentabilidade da LC pós-fixada. Então a atenção a esses índices é fundamental para que o investidor faça um bom negócio.
  • LC Pós-Fixada – Esse é o modelo mais comum desse tipo de aplicação. A LC pós-fixada permite que o investidor saiba qual será o indicador de referência para calcular a rentabilidade do papel no momento do investimento. Porém não existe a certeza do retorno da aplicação, porque o valor pode apresentar variação de acordo com o índice, que normalmente é o CDI – principal índice de referência da renda fixa.
  • LC Híbrida – Como o nome já sugere, essa LC é uma mistura da prefixada com a pós-fixada. Ou seja, ele corrige um índice, como o IPCA e ainda adiciona um rendimento fixo.

Quais são os impostos?

Assim como os demais investimentos em renda fixa, a Letra de Câmbio apresenta alguns tributos atrelados aos seus rendimentos. O primeiro é o Imposto de Renda (IR) que vai apresentar uma variação de acordo com o tempo que o investimento ficará aplicado. O IR é cobrado no rendimento final, na hora do seu resgate. Observe a tabela a seguir:

Prazo de AplicaçãoAlíquota
Até 180 dias22,5%
De 181 dias até 360 dias20%
De 361 dias até 720 dias17,5%
Acima de 720 dias15%

Outro tributo vinculado a LC é o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que incide sobre o rendimento que é resgatado antes do investimento completar 30 dias. Montamos uma tabela com o IOF aplicado durante cada dia desse período.

Dias corridosIOFDias corridosIOFDias corridosIOF
196%1163%2130%
293%1260%2226%
390%1356%2323%
486%1453%2420%
583%1550%2516%
680%1646%2613%
776%1743%2710%
873%1840%286%
970%1936%293%
1066%2033%300%

 

Como investir?

O investidor que escolhe aplicar em Letras de Câmbio precisa seguir algumas etapas. Elas são:

  1. O primeiro passo é abrir uma conta em uma financeira;
  1. Depois, o investidor deve transferir o capital a ser aplicado em LC do banco para a financeira;
  1. Agora é hora de escolher o tipo de LC que mais se adequa ao seu perfil e objetivo como investidor;
  1. Finalizada todas as etapas, é o momento de esperar o seu dinheiro render.

Quer saber mais sobre investimentos?

Compartilhar:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *