fbpx
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Índice do artigo

ETF Fundos de indices
Foto: Freepik

É comum escutar ou ler sobre a alta e baixa das ações de grandes empresas como a Petrobras, a Vale e a Ambev, por exemplo. Por isso, as ações são as alternativas mais conhecidas e faladas quando o assunto são investimentos na Bolsa de Valores. Mas elas não são as únicas possibilidades disponíveis, existem outras tantas que compõem o leque de opções. Os ETFs estão dentro dessas alternativas, mas nem todo mundo sabe o que são e como investir neles.

A sigla ETFs é uma abreviação do termo em língua inglesa “Exchange Traded Funds”. Na prática, eles são fundos de investimento que replicam algum índice de referência, como o Ibovespa, o IBRX (Índice Brasil) e vários outros. Isso significa que esse tipo de fundo de investimento compra os mesmos ativos nas mesmas proporções que os índices de referência. Portanto, uma boa tradução de ETF para o português é: Fundos de Índices.

Esses Fundos de Índices são listados na Bolsa de Valores como se fossem uma ação normal, podendo ser negociados da mesma forma que as ações da Petrobras, por exemplo.

Como investir em ETFs no Brasil?

Investir em ETFs não é tão difícil quanto pode parecer. A primeira coisa que deve ser feita pelo investidor é a abertura de conta em uma corretora de valores. Depois ele deve acessar a plataforma, buscar pelo ETF de interesse e definir o valor que deseja aplicar. Mas quais são as opções de ETFs que existem? É sobre isso que falaremos a seguir.

Antes vale lembrar que ao aplicar em ETFs, o investidor pode acompanhar o desenvolvimento dos seus investimentos com base no índice de referência. Porém, quem administra a aplicação e toma as decisões de compra e venda são os gestores do fundo.

Quais são os ETFs brasileiros?

 

ETF

 

Código

 

Índice Referência

 

O que é o Índice?

Renda Variável BrasilBBSD11S&P Dividendos BrasilÍndice criado pela Standards & Poors que representa as 30 empresas que mais pagaram dividendos na bolsa brasileira.
Renda Variável BrasilBOVA11IbovespaÍndice composto pelas principais empresas que tenham boa liquidez e grande volume financeiro negociado em Bolsa.
Renda Variável BrasilBOVB11IbovespaÍndice composto pelas principais empresas que tenham boa liquidez e grande volume financeiro negociado em Bolsa.
Renda Variável BrasilBOVV11IbovespaÍndice composto pelas principais empresas que tenham boa liquidez e grande volume financeiro negociado em Bolsa.
Renda Variável BrasilBRAX11IBrX-100Índice com os 100 ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro.
Renda Variável BrasilDIVO11Índice Dividendos (IDIV)Índice dos ativos que se destacaram em termos de remuneração dos investidores, sob a forma de dividendos e juros sobre o capital próprio.
Renda Variável BrasilECOO11Índice Carbono Eficiente (ICO2)Índice com empresas do índice IBX-50 que adotam práticas transparentes de eficiência de emissão de gases causadores do efeito estufa.
Renda Variável BrasilFIND11Índice Financeiro (IFNC)Índice de companhias dos setores de intermediários financeiros, serviços financeiros diversos e previdências e seguros.
Renda Variável BrasilGOVE11Índice de Governança Corporativa (IGCT)O Índice de empresas que, em teoria, tem melhor governança de sua gestão
Renda Variável BrasilISUS11Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)Índice composto por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, bem como a indução de boas práticas no meio empresarial brasileiro.
Renda Variável BrasilMATB11Índice de Materiais Básicos (IMAT)Índice dos ativos de maior negociabilidade e representatividade do setor de materiais básicos.
Renda Variável BrasilPIBB11IBrX-50Índice dos 50 ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro.
Renda Variável BrasilSMAL11Índice Small Cap (SMLL)Índice dos ativos de uma carteira composta pelas empresas de menor capitalização
Renda Variável BrasilXBOV11IbovespaÍndice composto pelas principais empresas que tenham boa liquidez e grande volume financeiro negociado em Bolsa.

 

Quais são os ETFs de Renda Fixa?

 

ETF

 

Código

 

Índice Referência

 

O que é o Índice?

Renda Fixa BrasilIMBB11IMA-BÍndice que reflete os rendimentos dos títulos públicos atrelados a inflação
Renda Fixa BrasilB5MB11IMA-B 5Índice que reflete os rendimentos dos títulos públicos atrelados a inflação com vencimento de até 5 anos
Renda Fixa BrasilIB5M11IMA-B 5+Índice que reflete os rendimentos dos títulos públicos atrelados a inflação com vencimento acima de 5 anos
Renda Fixa BrasilIMAB11IMA-BÍndice que reflete os rendimentos dos títulos públicos atrelados a inflação
Renda Fixa BrasilIRFM11IRF-MÍndice que reflete o rendimento de títulos públicos pré-fixados (LTNs) e títulos pré-fixados com pagamento de juros semestrais (NTN-Fs)
Renda Fixa BrasilFIXA11ÍNDICE DE FUTUROS DE TAXA DE JUROS – DI 3 ANOSÍndice que reflete a expectativa da taxa de juros básica para 3 anos (36 meses) a frente

 

Quais são os ETFs Offshore*?

 

ETF

 

Código

 

Índice Referência

 

O que é o Índice?

Renda Variável Estados UnidosIVVB11S&P 500Índice composto por quinhentos ativos cotados nas bolsas de NYSE ou NASDAQ, qualificados devido ao seu tamanho de mercado, sua liquidez e sua representação de grupo industrial
Renda Variável Estados UnidosSPXI11S&P500® Net Total Return (S&P500® TRN)Índice composto por quinhentos ativos cotados nas bolsas de NYSE ou NASDAQ, qualificados devido ao seu tamanho de mercado, sua liquidez e sua representação de grupo industrial

*Os fundos offshore são uma forma de investimento no mercado internacional e podem ser títulos de renda fixa e variável. Além disso, são aplicações que possuem tributações menores em comparação ao país de origem.

 

Qual a vantagem desse investimento?

Uma grande vantagem desse tipo de investimento é a diversificação e o acesso. Por exemplo, imagine que o investidor quer replicar a carteira do Ibovespa. Nesse caso, ou ele compra as ações na mesma proporção da carteira, respeitando os lotes mínimos, o que necessitaria de muito capital. Ou compra um ETF único que replica a carteira do Ibovespa, reduzindo muito o investimento inicial e facilitando a diversificação.

Se você quer diversificar seus investimentos em Bolsa de Valores de forma simples, os ETFs podem ser a solução mais rápida e fácil para você!

Quer saber mais sobre investimentos?

Você pode gostar
Com aporte mínimo de R$100, XP e Rico lançam Fundo focado no metaverso
O metaverso, ecossistema de realidade virtual, é uma das apostas para o futuro tecnológico. Os investidores...
Por que é tão difícil guardar dinheiro? A ciência pode explicar
Um dos pilares da educação financeira é o estudo sobre temas que circundam as finanças, como juros, rendimentos,...
Qual seria o salário mínimo ideal para conseguir viver e investir?
No começo de 2022, o presidente Jair Bolsonaro sancionou o ‘novo’ salário mínimo –...
IPO: o que esperar para 2022
A Bolsa de Valores fechou o ano de 2021 com 52 ofertas de IPO, que gerou a captação de mais de 54 bilhões...
Navegue pelo site
Siga nas redes sociais
Cadastre-se na Newsletter

O portal www.aprendaainvestir.com.br é de propriedade BANKRIO FINANCIAL HOLDING LTDA (CNPJ/MF nº 33.935.936/0001-63). Apesar da empresa estar sob o controle comum, os executivos responsáveis tecnicamente são totalmente independentes, sendo que estes na função da execução de suas atividades não exercem nenhuma atividade conflitante. Desta forma, os conteúdos vinculados no site são de caráter exclusivamente informativo, não sofrendo, de qualquer aspecto, influência de decisões comerciais e de negócios de outras sociedades, sendo os mesmos produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções da equipe técnica. Ao preencher algum formulário, você aceita compartilhar os seus dados de contato com as empresas controladas pelo grupo.

© 2021 | Todos os direitos reservados