fbpx
Índice do artigo
titulos publicos

Compreender o que é um título e como ele funciona é basicamente pensar em um empréstimo, que nada mais é do que um montante que você pega emprestado por um tempo e devolve ao credor, futuramente, com os juros. Ou seja, os títulos públicos são papéis que o Governo Federal emite para financiar os seus gastos. O investidor compra e, numa data estabelecida desde o início do processo, o valor volta para ele mais alto, com os juros.

Mas nem todo título é público. De modo geral, os títulos são divididos em dois, públicos e privados. Sendo o público referente aos emitidos pelo governo e o privado, por empresas. No caso de um título privado, o objetivo é que a empresa, por meio dos capitais investidos, consiga financiar seus projetos.

Como investir em um título público?

Os títulos públicos são aplicações consideradas de risco baixo e na maioria dos casos, gera liquidez diária. Portanto, são vistos como uma oportunidade de reserva de emergência e bem característicos de um perfil conservador de investidor. Além disso, são garantidos pelo Tesouro Nacional – secretaria do Governo Federal encarregada de administrar os recursos financeiros que entram nos cofres públicos e permitem flexibilidade nas rentabilidades. Para retirar o valor do rendimento determinado na compra do título, é necessário esperar a data do vencimento. Caso contrário, a rentabilidade pode alterar, para mais ou para menos, e a base para essa remuneração, é a Selic – taxa básica de juros.

Uma forma de investir em títulos públicos de maneira mais democrática, com muitas opções de rentabilidade e rápida, é pelo Tesouro Direto – Programa do Tesouro Nacional elaborado em parceria com a Bolsa de Valores Brasileira. É uma plataforma totalmente on-line para pessoas físicas poderem comprar títulos públicos federais a preços acessíveis.

Ficou interessado? Procure um assessor de investimentos para te ajudar a investir em títulos públicos.

 

Quer saber mais sobre investimentos?

Compartilhar:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Posts Relacionados