fbpx

O que significa a inflação estar acima dos seus rendimentos?

Índice do artigo

São vários os índices de inflação existentes, mas um, em especial, é o mais famoso, que é o IPCA – Índice de Preço do Consumidor Amplo. Ele é o mais falado por se chamar “inflação oficial” do Brasil e interfere diretamente no poder de compra do brasileiro e na vida dos investidores.

O que é inflação?

Para entender a relação entre inflação e os seus rendimentos, vamos primeiro saber exatamente o que ela é. Esse nome é dado a alta dos preços tanto de produtos quanto de serviços e é calculada por meio dos índices. E é aí que o IPCA aparece.

Como funciona o IPCA?

O Índice de Preço do Consumidor Amplo serve como referência para as alterações de juros e as metas de inflação. As variações do índice mostram se o preço da cesta ampla de produtos e serviços consumidos pela população tem sido expressivo a ponto de destruir o poder de compra dos consumidores. Se a inflação está alta, significa que o salário médio da população perderá valor mais rápido no tempo. Se está baixa, isso significa que os salários (dinheiro) manterão por mais tempo seu poder de compra.

Só que esse efeito de perda do poder de compra (inflação) é compensado através da rentabilidade dos investimentos e correção dos salários. Suponha que de um ano para outro a inflação foi 5% e a correção do seu salário foi de 3%. Na prática você está tendo seu salário reduzido pois não conseguiu manter seu poder de compra (seus custos aumentaram em um ritmo maior que seus rendimentos).

A relação com seus investimentos

Isso vale também quando abordamos investimentos. Se minhas aplicações estiverem rendendo a uma velocidade inferior a inflação, a tendência é que aquele dinheiro passe a valer muito menos com o tempo. Por isso que a discussão popular atualmente tem sido aplicações mais arrojadas como investimento em Bolsa. Com a SELIC em 2% e o IPCA em 4%, a maioria das aplicações conservadoras não tem sequer conseguido cobrir a inflação.

Se quiser entender melhor sobre as principais taxas da economia brasileira, leia este artigo:

O que é Selic, CDI e IPCA?

Quer saber mais sobre investimentos?

Compartilhar:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *