fbpx

Perfil de Investidor: descubra qual é o seu

Índice do artigo

Quando o assunto é investimento, é muito importante entender exatamente qual a flexibilidade que o investidor está disposto a enfrentar ao que se refere aos riscos de determinada aplicação. Para isso existe um procedimento fundamental para definir o caminho de cada pessoa. O termo em inglês chamado de suitability é usado para traçar o perfil investidor e, então, definir as aplicações mais adequadas.

O que é suitability?

Vamos por partes. A palavra estrangeira suitability, que adaptada para a nossa língua significa verificação a adequação do produto ao cliente, é uma espécie de questionário pelo qual o futuro investidor precisará preencher para que seu perfil investidor seja traçado.

O perfil investidor é o que será determinado após a conclusão do questionário, que vai definir a tolerância ao risco, além do montante disponível para o investimento e o conhecimento de mercado que o mesmo possui.

Como definir o perfil?

Mas você deve estar se questionando, quais são as perguntas feitas para descobrir os tipos de perfis investidores? Selecionamos algumas contidas na maioria desses questionários. Elas são:

1. O que você sabe sobre o mercado financeiro?
2. Qual é a sua situação financeira atual?
3. Qual a sua tolerância ao risco?
4. Quais são os seus objetivos com o investimento?

Os três perfis de investidor

Depois de responder a cada uma delas, você já terá meio caminho andado para definir qual é o seu perfil investidor. Abaixo, listamos alguns dos mais conhecidos tipos de perfis:

Perfil Conservador

A segurança é a base para as suas aplicações, por isso, esse perfil não está muito tolerante a assumir riscos. Prioriza produtos de renda fixa e precisa de uma liquidez (transformar os bens ou investimentos em dinheiro) a curto prazo. Além disso, o perfil conservador pode investir um pouco em aplicações que apresentem riscos diferenciados e que ofereçam ganhos a longo prazo. É um investidor iniciante.

Perfil Moderado

A segurança também é importante para esse investidor, mas ele busca retornos maiores e por isso, está disposto a tolerar algum risco de longo prazo. Esse é um perfil que se mostra mais flexível, busca o investimento mais vantajoso, logo, varia entre segurança e rentabilidade maior. Aloca uma parte em renda variável e a outra em aplicações mais estáveis, como na renda fixa. Não é um investidor iniciante, pois já possui um certo conhecimento de mercado.

Perfil Agressivo

Como o nome já induz, esse perfil não se intimida aos riscos, pelo contrário, quanto maior ele for, mais fácil colher resultados/ganhos acima da média de mercado. Os produtos escolhidos pela maioria desses investidores são, em sua maioria, de renda variável. Ele possui conhecimento financeiro e está tecnicamente preparado para acompanhar as suas aplicações.

Agora é só descobrir qual é o seu perfil investidor!

Quer saber mais sobre investimentos?

Compartilhar:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *