fbpx

Perfil de Investidor: saiba o que é e descubra qual é o seu

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Índice do artigo

Foto: Freepik

Conservador, moderado ou agressivo, o que vai definir a qual perfil você pertence é o seu apetite ou aversão aos riscos do mercado financeiro  

 

Quando o assunto é investimento, é muito importante entender exatamente qual a flexibilidade que o investidor está disposto a enfrentar no que se refere aos riscos de determinado investimento.

Para isso, existe um procedimento fundamental para definir o caminho de cada pessoa. O termo em inglês chamado de Suitability é usado para traçar o perfil investidor e, então, definir os investimentos mais adequados.

 

O que é Suitability?

Vamos por partes. A palavra estrangeira Suitability, que adaptada para a nossa língua significa verificação a adequação do produto ao cliente, é uma espécie de questionário pelo qual o futuro investidor precisará preencher para que seu perfil investidor seja traçado.

O perfil investidor é o que será determinado após a conclusão do questionário, que vai definir a tolerância ao risco, além do montante disponível para o investimento e o conhecimento de mercado que o mesmo possui.

Vale dizer que essa classificação do perfil é uma determinação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), encarregada de regulamentar todo o ambiente de investimentos, instituições envolvidas e a Bolsa de Valores (B3), dentre outras atividades.

No caso do perfil de investidor, a instrução que aborda sobre ele é a de número 539, em que a comissão detalha sobre a necessidade de as instituições financeiras disponibilizarem aos seus investidores produtos que estejam adequados aos seus perfis.

 

Como definir o meu perfil de investidor?

Você pode estar questionando quais são as perguntas feitas para descobrir os tipos de perfis investidores. Selecionamos algumas questões contidas na maioria desses questionários. Elas são:

  1. O que você sabe sobre o mercado financeiro?
  2. Qual é a sua situação financeira atual?
  3. Qual a sua tolerância ao risco?
  4. Quais são os seus objetivos com o investimento?

 

Os três perfis de investidor

Depois de responder a cada uma delas, você já terá meio caminho andado para definir qual é o seu perfil investidor. Abaixo, listamos alguns dos mais conhecidos tipos de perfis:

  • Perfil Conservador

A segurança é a base para os seus investimentos, por isso, esse perfil não é muito tolerante a assumir riscos. Prioriza produtos de Renda Fixa e precisa de uma liquidez (transformar os bens ou investimentos em dinheiro) a curto prazo.

Além disso, o perfil conservador pode investir um pouco em investimentos que apresentem riscos diferenciados e que ofereçam ganhos a longo prazo. É um investidor iniciante.

  • Perfil Moderado

A segurança também é importante para esse investidor, mas ele busca retornos maiores e por isso, está disposto a tolerar algum risco de longo prazo.

Esse é um perfil que se mostra mais flexível, busca o investimento mais vantajoso, e logo, varia entre segurança e rentabilidade maior.

Aloca uma parte em Renda Variável e a outra em investimentos mais estáveis, como na renda fixa. Não é um investidor iniciante, pois já possui um certo conhecimento de mercado.

  • Perfil Agressivo

Como o nome já induz, esse perfil não se intimida aos riscos, pelo contrário, quanto maior ele for, mais fácil colher resultados/ganhos acima da média de mercado. Os produtos escolhidos pela maioria desses investidores são, no geral, de Renda Variável. Ele possui conhecimento financeiro e está tecnicamente preparado para acompanhar os seus investimentos.

Agora que você já entendeu a importância de conhecer o seu perfil de investidor, aproveite e utilize a nossa ferramenta gratuita para descobrir no detalhe em qual deles você se encaixa melhor. Basta clicar aqui!

Ainda tem dúvidas sobre como iniciar no universo dos investimentos com segurança e sabendo aproveitar as melhores oportunidades do mercado?

Então solicite uma reunião com um assessor de investimentos da InvestSmart e comece a investir agora mesmo.

Quer saber mais sobre investimentos?

Você pode gostar
Quanto rende R$1 milhão na poupança?
Com a taxa básica de juros a 12,75% ao ano e a inflação nas alturas, entender quanto rende R$ 1 milhão...
Empreendedorismo: 3 dicas para formalizar o seu negócio
Com o início da pandemia da Covid-19, iniciada em 2020, muitos brasileiros se encontraram sem seus trabalhos...
Conheça a empresa JHSF
Além do setor imobiliário tradicional, que a maioria conhece, existe no mercado o ramo de alta renda,...
Como a CVM pretende monitorar os influenciadores digitais de finanças
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) acompanha o mercado, as tendências e o comportamento dos atores...
Navegue pelo site
Siga nas redes sociais
Cadastre-se na Newsletter

O portal www.aprendaainvestir.com.br é de propriedade BANKRIO FINANCIAL HOLDING LTDA (CNPJ/MF nº 33.935.936/0001-63). Apesar da empresa estar sob o controle comum, os executivos responsáveis tecnicamente são totalmente independentes, sendo que estes na função da execução de suas atividades não exercem nenhuma atividade conflitante. Desta forma, os conteúdos vinculados no site são de caráter exclusivamente informativo, não sofrendo, de qualquer aspecto, influência de decisões comerciais e de negócios de outras sociedades, sendo os mesmos produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções da equipe técnica. Ao preencher algum formulário, você aceita compartilhar os seus dados de contato com as empresas controladas pelo grupo.

© 2021 | Todos os direitos reservados