fbpx

PIB brasileiro cresce 1% no primeiro trimestre

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print
PIB
Foto: envatoelements

O Produto Interno Bruto (PIB), que busca medir a produção de bens e serviços no país a cada trimestre, cresceu 1% de janeiro a março deste ano, na comparação com os três meses anteriores, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados divulgados nesta quinta-feira, 02, mostram que o PIB chegou a R$2,249 trilhões, crescendo acima do inicialmente projetado por analistas e pelo mercado financeiro. Isso fez com que os números da economia brasileira no 1º trimestre viessem positivos.

O avanço do indicador é usualmente chamado de crescimento econômico. O aumento, porém, ainda ficou um pouco abaixo das expectativas do mercado financeiro, que projetava, na mediana, uma alta de 1,2%.

Motivos para o aumento do PIB

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, sendo considerado o principal indicador para medir a evolução da economia.

Para o cálculo do Produto Interno Bruto brasileiro, são utilizados diversos dados como, por exemplo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) e a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF).

Nesse sentido, a pandemia em situação mais controlada e o fim da maioria das restrições contribuíram para uma normalização mais rápida do setor de serviços. Além disso, o avanço na retomada de atividades presenciais, como turismo e lazer, em que a demanda foi fortemente reprimida nos últimos dois anos, também foi positivo para o crescimento do PIB.

A expressiva valorização dos preços internacionais das commodities energéticas, metálicas e agrícolas, após a invasão da Ucrânia pela Rússia, favoreceu a balança comercial brasileira e, por consequência, a economia brasileira.

A entrada de mais dinheiro na economia tem ajudado a dar algum estímulo para o consumo.

Segundo uma estimativa da XP, a renda real disponível às famílias subiu cerca de 4% na virada do último trimestre de 2021 para o primeiro de 2022. Tudo isso por conta da recuperação do emprego e do aumento das transferências governamentais de renda para famílias de baixa renda.

Países que mais cresceram no primeiro trimestre de 2022

Com o crescimento do PIB brasileiro, o país sulamericano subiu para 9º no ranking das 32 maiores economias do mundo, é o que informa o compilado da agência de classificação de risco Austin Rating.

O resultado contribuiu para uma mudança de colocação considerável, afinal, a economia brasileira ficou em 26º lugar no levantamento feito no final de 2021.

Com o ranking atualizado, o Brasil se coloca em uma posição melhor do que nações como o Reino Unido, por exemplo, que teve alta de 0,80%. Além da Coreia do Sul (0,8%), Suíça (0,5%), Alemanha (0,2%), França (-0,1%), Japão (-0,3%) e Estados Unidos (-1,4%).

Confira os países que mais cresceram no primeiro trimestre de 2022:

 

País

Variação* 2021/2020Variação* 2022/2021

Peru0,0%

2,0%

Filipinas0,3%

1,9%

Canadá1,4%1,6%
Taiwan3,1%

1,6%

China0,6%1,3
Turquia1,7%

1,2

Tailândia0,2%1,2
México0,8%

1,0

Brasil1,2%1,0
10ºColômbia2,9%

1,0

*variação no primeiro trimestre em relação ao trimestre anterior (em %)

Fonte: Austin Rating

 

Por Michael Fernandes

Quer saber mais sobre investimentos?

Você pode gostar
Ajuste no teto do faturamento de MEI's é votado no Planalto
No dia 21 de junho, foi votado e aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação, o Projeto de Lei Complementar...
Política Monetária: entenda para que serve e como funciona
Embora muitas pessoas ainda não saibam como ela funciona, a Política Monetária é fundamental para o desenvolvimento...
Milionários na Poupança: pesquisa mostra que há 24 mil cadernetas com mais de R$1 milhão
Em pleno 2022, a Caderneta de Poupança segue sendo tradicional e queridinha dos brasileiros. Ainda que...
Copom eleva a Selic de 12,75% para 13,25% ao ano
Apesar do cenário desafiador nas frentes inflacionária, externa e fiscal, o Comitê de Política Monetária...
Navegue pelo site
Siga nas redes sociais
Cadastre-se na Newsletter

O portal www.aprendaainvestir.com.br é de propriedade BANKRIO FINANCIAL HOLDING LTDA (CNPJ/MF nº 33.935.936/0001-63). Apesar da empresa estar sob o controle comum, os executivos responsáveis tecnicamente são totalmente independentes, sendo que estes na função da execução de suas atividades não exercem nenhuma atividade conflitante. Desta forma, os conteúdos vinculados no site são de caráter exclusivamente informativo, não sofrendo, de qualquer aspecto, influência de decisões comerciais e de negócios de outras sociedades, sendo os mesmos produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções da equipe técnica. Ao preencher algum formulário, você aceita compartilhar os seus dados de contato com as empresas controladas pelo grupo.

© 2021 | Todos os direitos reservados