fbpx

Política Monetária: entenda para que serve e como funciona

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Embora muitas pessoas ainda não saibam como ela funciona, a Política Monetária é fundamental para o desenvolvimento da estrutura financeira do nosso país.

Ela possui uma alta representatividade em nosso dia a dia e é de extrema importância para a nossa gestão financeira.

Mas afinal, o que é Política Monetária?

Política Monetária é o conjunto de medidas adotadas por um governo para promover o controle da quantidade de moedas em circulação.

Para gerir a economia, as autoridades do nosso país utilizam alguns instrumentos de política monetária. São eles: depósito compulsório, redesconto e open market.

Esta política pode ser dividida em dois grandes grupos: Política Monetária Expansionista (aumento da oferta de moeda em circulação e redução da taxa básica de juros) e Política Monetária Contracionista (aumento da taxa básica de juros e diminuição de moeda em circulação).

Para que serve a Política Monetária?

Ela é importante para conter e superar crises.

Seu principal objetivo é manter a inflação sob controle. “A estabilidade dos preços preserva o valor do dinheiro, mantendo o poder de compra da moeda.” (Banco Central)

Como ela funciona?

No Brasil, o CMN (Conselho Monetário Nacional) é o responsável por fixar a meta da inflação para um determinado ano e cabe ao Banco Central, através dos instrumentos de Política Monetária, cumpri-la.

É aí que o Comitê de Política Monetária (Copom) entra em jogo!

Ele é um órgão constituído no âmbito do Banco Central e tem como objetivo, traçar e acompanhar a Política Monetária do nosso país. Este Comitê se reunirá a cada 45 dias e determinará a taxa básica de juros, a taxa Selic Meta.

Suas decisões influenciarão no controle da oferta de moeda e concessão de créditos, por exemplo. Ou seja, impactarão em nosso poder de compra, no preço das mercadorias e até mesmo no valor dos serviços disponibilizados no país.

Resumindo, suas ações irão contrair ou estimular o nosso consumo!

Atual cenário brasileiro

Para o ano de 2022, a meta de inflação definida pelo CMN é de 3,50%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Acontece que atualmente “estouramos” essa meta e sentimos os impactos no bolso!

Com isso, vivemos um cenário de Política Monetária Contracionista, onde o Copom tem elevado a taxa Selic Meta sucessivamente em suas reuniões e o Banco Central, atuando diretamente no controle do consumo visando o equilíbrio econômico.

Você pode gostar
Milionários na Poupança: pesquisa mostra que há 24 mil cadernetas com mais de R$1 milhão
Em pleno 2022, a Caderneta de Poupança segue sendo tradicional e queridinha dos brasileiros. Ainda que...
Finanças para casais: saiba como ter uma vida financeira saudável a dois
Quem não fica nas nuvens ao amar e ser amado, não é mesmo? Conhecer alguém especial, começar um relacionamento...
B3 lança 13 BDRs de ETFs internacionais para investidor Pessoa Física
A B3 lançou 13 BDRs (Brazilian Depositary Receipts) de ETFs (Exchange Traded Funds) para Pessoas Físicas....
XP facilita crédito à Pessoa Física e busca crescer carteira em dez vezes
O Banco XP facilitou o acesso ao crédito pelas Pessoas Físicas, tirando a contratação das linhas somente...
Navegue pelo site
Siga nas redes sociais
Cadastre-se na Newsletter

O portal www.aprendaainvestir.com.br é de propriedade BANKRIO FINANCIAL HOLDING LTDA (CNPJ/MF nº 33.935.936/0001-63). Apesar da empresa estar sob o controle comum, os executivos responsáveis tecnicamente são totalmente independentes, sendo que estes na função da execução de suas atividades não exercem nenhuma atividade conflitante. Desta forma, os conteúdos vinculados no site são de caráter exclusivamente informativo, não sofrendo, de qualquer aspecto, influência de decisões comerciais e de negócios de outras sociedades, sendo os mesmos produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções da equipe técnica. Ao preencher algum formulário, você aceita compartilhar os seus dados de contato com as empresas controladas pelo grupo.

© 2021 | Todos os direitos reservados