fbpx

Índice do artigo

Short squeeze
Foto: Pexels

No início de 2021, o mercado viveu um movimento conhecido por Wall Street Bets (WSB), que traduzido livremente, significa “Apostas de Wall Street”. Essa é uma atividade nova, e por isso, pode gerar dúvidas quanto ao que pode acontecer no ambiente financeiro do Brasil e do mundo.

Além disso, o WSB ocasionou uma significativa compra de ativos no mercado, o que culminou no chamado Short Squeeze. E é justamente sobre esta manobra na Bolsa de Valores que focaremos a seguir.

 

O que é short squeeze?

É um movimento repentino na Bolsa de Valores que ocorre quando um ativo – uma ação, por exemplo – apresenta uma alta considerável.

Neste sentido, os investidores que acreditavam na queda do ativo para adquiri-lo, precisam se antecipar e comprá-lo rapidamente para fugir de prejuízos ainda maiores.

Quando isso acontece, há uma falta do ativo em questão, já que ele foi ligeiramente negociado por um número considerável de pessoas.

Dessa forma, os investidores que alugaram ações e devem devolvê-las acabam sendo obrigados a arcar com o prejuízo da transação. Ou seja, comprar na alta para que perdas ainda maiores não aconteçam.

 

Operação Short e Long

A manobra deriva de uma operação chamada short – venda de uma ação que o investidor não possui na carteira.

Quem opera desta forma está esperando o momento de queda das ações para lucrar. Em outras palavras, o investidor tenta vender o ativo por um preço alto, mesmo não tendo ele na sua carteira.
Em seguida, ele recompra por um preço mais baixo. Sendo assim, a pessoa ganha na diferença entre as cotações.

E vale lembrar que, como já trouxemos aqui no Aprenda a Investir, o ambiente da Bolsa de Valores é o local em que ativos são comprados e vendidos.

A operação desses ativos geralmente é feita de duas maneiras, por short, como já mencionamos acima, e por long. Sendo a última, uma operação caracterizada pela compra de uma ação com a expectativa de que ela suba. Isto é, vender por um preço maior do que comprou.

 

O caso de Short Squeeze da GameStop

A empresa norte-americana GameStop, tradicional rede de lojas de videogame, foi alvo do movimento Short Squeeze.

Qualquer companhia ao redor do mundo está suscetível a momentos bons frente ao mercado financeiro, mas nem sempre suas ações estão caminhando de vento em popa. Nos primeiros meses de 2021, era esta a situação da companhia de videogames.

Pela conjuntura não tão positiva, os investidores estavam mais propícios a operar em short. Logo, existia a expectativa de que os ativos da empresa apresentariam uma tendência de queda ainda maior ao longo do tempo.

Mas, como ninguém tem o dom de prever o futuro, a situação aconteceu de maneira completamente oposta, e as ações da GameStop dispararam absurdamente, pegando todos os investidores de surpresa.

Mas como isso aconteceu?

De modo geral, foi uma compra em massa dos ativos da companhia. A partir daí, houve uma mobilização de investidores organizada na internet por meio de uma comunidade no Reddit – um dos maiores fóruns on-line do mundo.

Nela, um grupo de investidores combinou de operar contra os analistas de mercado que previam a queda na GameStop. E como resultado, o preço das ações disparou.

Sendo assim, maioria dos investidores que haviam disponibilizado a alocação dos ativos para Fundos solicitou a devolução dos mesmos. Desse modo, quem apostou na queda das ações da GameStop se viu obrigado a recomprar os ativos por um valor bem mais alto. E foi nesse momento em aconteceu um Short Squeeze.

 

Conclusão

Na visão dos analistas de mercado não é difícil observar uma tendência do Short Squeeze acontecer.

E para facilitar ainda mais o processo, eles utilizam alguns indicadores, como a quantidade de ações alugadas ou que se encontram disponíveis no mercado, o seu volume e os aluguéis sendo operados.

Por fim, o caso da GameStop serviu para que investidores fiquem ainda mais atentos ao movimento da Bolsa de Valores. Isso porque uma alta repentina no preço dos ativos pode resultar em uma perda de dinheiro.

Em contrapartida, para os que apostam na compra de ações, o Short Squeeze surge como uma maneira de captação de recursos maiores.

Mas lembre-se: em todos os casos é preciso ter atenção! Ser investidor demanda conhecimento e cautela para entender as variações do mercado e estar sempre alerta aos seus desdobramentos.

Tem interesse em investir seu patrimônio, mas não sabe por onde começar? Um assessor de investimentos pode te ajudar a rentabilizar seus recursos no mercado de investimentos.

Quer saber mais sobre investimentos?

Você pode gostar
Expert XP 2022: o futuro pelo olhar de quem transforma
O maior evento de investimentos do mundo, a Expert XP 2022, aconteceu entre os dias 3 e 4 de agosto....
A Selic aumentou! Entenda os desdobramentos
Após 11 altas consecutivas, a Selic aumentou novamente nesta quarta-feira (3). A reunião do Comitê de...
Descubra se sua declaração do IR caiu na malha fina e o que você deve fazer
Passado o prazo final para a entrega da declaração de Imposto de Renda, é normal que muitos contribuintes...
Os destaques do mercado financeiro para o segundo semestre
Os primeiros seis meses de 2022 foram marcados pela incerteza no cenário internacional. No início do...
Navegue pelo site
Siga nas redes sociais
Cadastre-se na Newsletter

O portal www.aprendaainvestir.com.br é de propriedade BANKRIO FINANCIAL HOLDING LTDA (CNPJ/MF nº 33.935.936/0001-63). Apesar da empresa estar sob o controle comum, os executivos responsáveis tecnicamente são totalmente independentes, sendo que estes na função da execução de suas atividades não exercem nenhuma atividade conflitante. Desta forma, os conteúdos vinculados no site são de caráter exclusivamente informativo, não sofrendo, de qualquer aspecto, influência de decisões comerciais e de negócios de outras sociedades, sendo os mesmos produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções da equipe técnica. Ao preencher algum formulário, você aceita compartilhar os seus dados de contato com as empresas controladas pelo grupo.

© 2021 | Todos os direitos reservados