fbpx

Small Caps: conheça essa estratégia em Ações de pequenas e médias empresas

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print
Site Coluna Felipe Moura

As Small Caps são empresas negociadas na Bolsa brasileira que possuem um valor de mercado menor que as demais, geralmente estão entre 300 milhões até 2 bilhões de reais. Além disso, outros pontos como volume de negociações diárias até 50 milhões de reais por dia e faturamento até 5 bilhões de reais são características marcantes do que o mercado chama de Small Caps. Vale lembrar que não há uma definição formal para essas Ações.

O investimento em Small Caps deve ser feito sempre posteriormente ao investidor conversar com o seu assessor(a) de investimentos, pois trata-se de uma estratégia agressiva e muito volátil.

Um dos principais pontos que levam os investidores a comprar esse tipo de Ação é a possibilidade de altos ganhos, visto que, Small Caps são consideradas empresas com alto potencial de crescimento e consequentemente com grande espaço de valorização.

Outro fator positivo do investimento em Small Caps é o fato de algumas dessas empresas ainda não serem acompanhadas pelos investidores, dessa forma, não estão recebendo um fluxo de compra que uma Ação promissora tende a receber na Bolsa. A diversificação dos setores também vale destaque, pois muitas estão incluídas em setores ou subsetores muito incipientes na Bolsa brasileira e isso minimiza os impactos de possíveis crises de mercado.

Porém, nem tudo são flores quando falamos de Small Caps. Alguns pontos tornam esse tipo de investimento um dos mais arriscados na Bolsa de Valores.

Quando se trata de distribuição de proventos (dividendos), como as empresas são de pequeno faturamento e caixa , acabam em sua maioria distribuindo menos proventos em relação às Ações consideradas “bluechip” ou de primeira linha.

Outro ponto a ser observado é a baixa liquidez desses ativos, que quando as Ações possuem um fluxo grande e rápido de venda, o efeito é muito mais brusco do que em uma Ação de alta liquidez. Também, como toda empresa de “menor porte”, a maior parte delas acabam tendo muita dificuldade no cenário em que as taxas de juros estão elevadas (dificultando os empréstimos para crescimento) e a inflação alta (aumentando os custos).

Por todos esses motivos importantes, procure sempre um especialista antes de escolher qual carteira ou Ação Small Cap irá investir o seu dinheiro.

 

Veja mais:

O que são Small Caps?

Você pode gostar
Quanto rende R$1 milhão na poupança?
Com a taxa básica de juros a 12,75% ao ano e a inflação nas alturas, entender quanto rende R$ 1 milhão...
Como a CVM pretende monitorar os influenciadores digitais de finanças
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) acompanha o mercado, as tendências e o comportamento dos atores...
BlackRock: as 4 tendências que podem fazer o mercado de ETFs triplicar
A indústria global de ETFs (Exchange Traded Funds) está a caminho de triplicar de tamanho. Se há vinte...
Ensaio sobre a aleatoriedade
Um discurso sobre o comportamento do investidor através da literatura José Saramago se tornou um grande...
Navegue pelo site
Siga nas redes sociais
Cadastre-se na Newsletter

O portal www.aprendaainvestir.com.br é de propriedade BANKRIO FINANCIAL HOLDING LTDA (CNPJ/MF nº 33.935.936/0001-63). Apesar da empresa estar sob o controle comum, os executivos responsáveis tecnicamente são totalmente independentes, sendo que estes na função da execução de suas atividades não exercem nenhuma atividade conflitante. Desta forma, os conteúdos vinculados no site são de caráter exclusivamente informativo, não sofrendo, de qualquer aspecto, influência de decisões comerciais e de negócios de outras sociedades, sendo os mesmos produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções da equipe técnica. Ao preencher algum formulário, você aceita compartilhar os seus dados de contato com as empresas controladas pelo grupo.

© 2021 | Todos os direitos reservados