As Small Caps são empresas negociadas na Bolsa brasileira que possuem um valor de mercado menor que as demais, geralmente estão entre 300 milhões até 2 bilhões de reais. Além disso, outros pontos como volume de negociações diárias até 50 milhões de reais por dia e faturamento até 5 bilhões de reais são características marcantes do que o mercado chama de Small Caps. Vale lembrar que não há uma definição formal para essas Ações.
O investimento em Small Caps deve ser feito sempre posteriormente ao investidor conversar com o seu assessor(a) de investimentos, pois trata-se de uma estratégia agressiva e muito volátil.
Um dos principais pontos que levam os investidores a comprar esse tipo de Ação é a possibilidade de altos ganhos, visto que, Small Caps são consideradas empresas com alto potencial de crescimento e consequentemente com grande espaço de valorização.
Outro fator positivo do investimento em Small Caps é o fato de algumas dessas empresas ainda não serem acompanhadas pelos investidores, dessa forma, não estão recebendo um fluxo de compra que uma Ação promissora tende a receber na Bolsa. A diversificação dos setores também vale destaque, pois muitas estão incluídas em setores ou subsetores muito incipientes na Bolsa brasileira e isso minimiza os impactos de possíveis crises de mercado.
Porém, nem tudo são flores quando falamos de Small Caps. Alguns pontos tornam esse tipo de investimento um dos mais arriscados na Bolsa de Valores.
Quando se trata de distribuição de proventos (dividendos), como as empresas são de pequeno faturamento e caixa , acabam em sua maioria distribuindo menos proventos em relação às Ações consideradas “bluechip” ou de primeira linha.
Outro ponto a ser observado é a baixa liquidez desses ativos, que quando as Ações possuem um fluxo grande e rápido de venda, o efeito é muito mais brusco do que em uma Ação de alta liquidez. Também, como toda empresa de “menor porte”, a maior parte delas acabam tendo muita dificuldade no cenário em que as taxas de juros estão elevadas (dificultando os empréstimos para crescimento) e a inflação alta (aumentando os custos).
Por todos esses motivos importantes, procure sempre um especialista antes de escolher qual carteira ou Ação Small Cap irá investir o seu dinheiro.
Veja mais: