fbpx
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print

Índice do artigo

Stock picking
Foto: Freepik

Cada vez mais o número de CPFs cadastrados na Bolsa de Valores brasileira aumenta. Isso porque muitos investidores buscam por lucratividades superiores à média. É assim que surgem estratégias como o Stock Picking.

Utilizada por um dos maiores investidores da história, Warren Buffett, a técnica recebe um nome em inglês que no português significa escolha de Ações.

Sendo assim, o conceito por trás da estratégia é descobrir Ações que apresentem um potencial de rendimento acima da média oferecida pelo mercado.

 

O que é stock picking?

Stock picking é uma técnica de gestão ativa. Ou seja, tem por objetivo superar o benchmark escolhendo Ações com possível potencial de valorização.

Isso tudo a partir de empresas sólidas e com desempenho positivo perante o mercado. Além disso, é uma atividade realizada individualmente pelo investidor, ou em alguns casos, com auxílio de terceiros.

Vale relembrar que a gestão passiva, que já mencionamos aqui no Aprenda a Investir, ao contrário da ativa, segue o caminho da maioria, acompanhando o desempenho do mercado.

Então, tem como finalidade se relacionar a algum indexador, por exemplo, o Ibovespa.

 

Como funciona o stock picking?

No momento em que o investidor opta por utilizar a técnica do Stock Picking, ele precisa ter em mente dois questionamentos cruciais:

  • Qual o motivo da compra de uma Ação ao invés de outra?
  • Como selecionar uma empresa para alocar capital nos seus papéis?

Esse é o ponto de partida para alcançar respostas e estratégias, a fim de ajudar na hora da aplicação dos recursos.

Em seguida, depois de selecionar os papéis, o investidor compra os ativos de companhias que possuam duas características principais. São elas:

  • Potencial significativo de valorização da Ação;
  • Baixo risco (ele é medido com base na solidez da empresa, na consistência financeira e demais fatores).

Além deles, existem dois critérios bem relevantes que devem ser levados em consideração na hora da compra dos papéis.

O primeiro é a qualidade da empresa, que envolve uma margem de lucro elevada; um volume de retorno acerca do valor dos recursos da companhia e pequenas taxas de dívida.

E o segundo critério é o preço de mercado – aplicado em Bolsa de Valores.

Em outras palavras, há toda uma análise da instituição em questão, ou seja, um conhecimento profundo para entender a saúde daquele negócio.

 

Princípios do stock picking

Um dos princípios da técnica é o Valuation da companhia. De modo geral, ele é um processo de avaliação e definição de valores de ativos ou empresas que sejam justos.

Dessa forma, os investidores podem fazer uma análise para entender se vale à pena ou não realizar a operação. É um conceito que facilita bastante a compreensão da diferença entre preço e valor.

O segundo e, não menos importante, é a avaliação e investimentos em boas empresas. Já mencionamos algumas características sobre a análise que deve acontecer por parte do investidor antes de alocar recursos em uma ação de determinada companhia.

Sendo assim, é de suma importância pesquisar sobre o mercado que a instituição atua, as possíveis oportunidades que ela pode proporcionar ao investidor, o potencial de crescimento que ela apresenta, entre outros pontos.

Essas informações podem ser encontradas nos relatórios que as empresas de capital aberto são obrigadas a divulgar publicamente a cada trimestre.

A partir do documento, os investidores podem fazer suas análises e entender, de forma mais clara, o atual momento da companhia e as possíveis conquistas futuras.

 

Conclusão

Tudo na vida demanda conhecimento e, para entrar no mercado financeiro, a história não é diferente.

Portanto, é imprescindível que o investidor acompanhe a economia para, então, conhecer os desafios que as empresas listadas na Bolsa podem vir a enfrentar. E, claro, conhecer as oportunidades que podem favorecê-lo.

Ainda no viés informativo, busque saber sobre o funcionamento do mercado de Ações, sobre a atuação da Bolsa de Valores e entenda sobre a Renda Variável.

O conhecimento sobre o negócio é fundamental, afinal as empresas financeiramente saudáveis possuem uma tendência maior de se valorizar no longo prazo. E, automaticamente, vão apresentar preços de ações mais atraentes e são possíveis opções para stock picking.

Em suma, se você ficou interessado em investir no mercado acionário, mas não sabe como? Procure um assessor de investimentos, pois ele é um profissional que pode te auxiliar em todo o processo de alocação de capital.

Quer saber mais sobre investimentos?

Você pode gostar
Conheça a empresa Portobello
Independente da época, construções estão sempre acontecendo ao redor do mundo. Prédios são levantados,...
IPOs cancelados em 2022 chegam a 12 com desistência de Madero e Ish Tech
Madero e ISH Tech são as mais recentes empresas a desistirem dos planos de abrir capital na Bolsa de...
Por que é tão difícil guardar dinheiro? A ciência pode explicar
Um dos pilares da educação financeira é o estudo sobre temas que circundam as finanças, como juros, rendimentos,...
Conheça a empresa Unipar
Indústrias responsáveis por produzir insumos para diversos segmentos econômicos são indispensáveis para...
Navegue pelo site
Siga nas redes sociais
Cadastre-se na Newsletter

O portal www.aprendaainvestir.com.br é de propriedade BANKRIO FINANCIAL HOLDING LTDA (CNPJ/MF nº 33.935.936/0001-63). Apesar da empresa estar sob o controle comum, os executivos responsáveis tecnicamente são totalmente independentes, sendo que estes na função da execução de suas atividades não exercem nenhuma atividade conflitante. Desta forma, os conteúdos vinculados no site são de caráter exclusivamente informativo, não sofrendo, de qualquer aspecto, influência de decisões comerciais e de negócios de outras sociedades, sendo os mesmos produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções da equipe técnica. Ao preencher algum formulário, você aceita compartilhar os seus dados de contato com as empresas controladas pelo grupo.

© 2021 | Todos os direitos reservados