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Valuation de empresas: a importância de pagar o preço certo por Ação

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Valuation
Foto: envatoelements

Valuation, em português “Avaliação de Empresas”, nada mais é que o processo de estimativa do valor real de uma empresa, ou seu valor intrínseco, determinando seu preço justo e o retorno de um investimento em suas Ações.

Esse processo deve ser sempre bem avaliado no momento de compra de um ativo. Afinal, nem sempre adquirir Ações de uma grande companhia, com valor de negociação muito elevado, é uma boa saída.

É com base no resultado encontrado para o valuation e o preço atual da Ação que os analistas fazem recomendações de compra ou venda do ativo. Dentro dessa metodologia, existem várias técnicas de avaliações, que podem ser utilizadas para conjecturas a respeito do valor de uma companhia.

Nesse sentido, a mais conhecida entre elas é o Fluxo de Caixa Descontado – FDC. Técnicas de análise comparativa de múltiplos e a avaliação do histórico de múltiplos também são bastante utilizadas.

Mas qual o motivo de se fazer um valuation?

Você aceitaria pagar R$70 em um cacho de bananas? E R$10 em uma única bala? Provavelmente não. No mercado de capitais as coisas são semelhantes: ninguém quer ou deveria pagar um preço maior do que realmente vale um ativo.

Nos exemplos citados, o consumidor deveria procurar o preço desses produtos em outros comércios, além de pesquisar por produtos similares e comparar seus preços. Se a média de preços das balas está em torno de R$0,25, então pode-se concluir que R$10,00 é extremamente caro.

Com margens mais elevadas, ainda assim o preço da bala não ficaria em muito mais que R$0,30 ou R$0,40.

Ao comparar os preços e buscar identificar o valor justo de um produto, o consumidor está fazendo uma espécie de valuation. Comprar um produto por um preço justo ou barato garante a ele uma economia de capital, além de uma margem de segurança na compra.

O Mercado de Ações também funciona assim. Por exemplo: se temos duas empresas com fundamentos e histórico semelhantes, que operam num mesmo setor, e a primeira negocia por 10 vezes o lucro, enquanto a segunda negocia por 15 vezes, nitidamente a primeira empresa, a que negocia com um Preço/Lucro (P/L) de 10, é a mais barata.

Comprando essa empresa por um P/L menor, deverá também, na maioria dos casos, garantir dividendos maiores e, consequentemente, um maior potencial de valorização de longo prazo.

Comprar ativos que estejam com valuations atrativos gera uma maior margem de segurança ao investidor, que é uma das principais vantagens de se comprar ativos. Comprar uma Ação por um valuation caro, estimando um crescimento muito elevado para o futuro, pode ser muito perigoso.

Quais os tipos de valuation?

  • Fluxo de Caixa Descontado (FDC) ou Discounted Cash Flow (DCF)

Propõe uma abordagem de valor intrínseco para a empresa com projeções de lucro futuro, aplicando o desconto do risco associado ao investimento.

  • Múltiplos de Mercado

Permite uma avaliação por meio da comparação relativa de indicadores de empresas que atuam em um determinado setor.

  • Valuation Contábil

É considerada unicamente a contabilidade da empresa, ou seja, seu patrimônio líquido.

  • Valuation de Liquidação

Consiste em somar todos os ativos e subtrair os passivos. Ele é usado amplamente em situações em que as empresas estão sendo fechadas, por isso o termo liquidação.

  • Valuation Pré-Investimento

Está relacionado ao valor de mercado da empresa antes da entrada de um aporte financeiro. Por exemplo: antes de receber um investimento de R$1 bilhão, a empresa tinha um valor estimado de R$5,7 bilhões. Esse último era o valor do valuation pré-investimento.

  • Valuation Pós-Investimento

Já o valuation pós-investimento, é o valor que considera o montante total após a injeção do aporte. Essa modalidade é usada para definir a participação de um investidor na empresa.

Considerações finais

Como vimos até aqui, além de auxiliar nos investimentos, o valuation de empresas também pode ser uma ferramenta de gestão. Uma boa análise pode vir a ajudar na definição de melhorias de resultados, combatendo a instabilidade de mercado, algo comum nas atividades empresariais.

Ficou interessado pelo ambiente da Renda Variável? Procure uma assessoria de investimentos para entender melhor o seu perfil de investidor e te auxiliar a integrar o mercado acionário com conhecimento e segurança.

 

Por Michael Fernandes

 

Veja mais:

Valuation: como avaliar empresas e escolher melhores ações – Aswath Damodaran

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