fbpx

XP avalia que impacto econômico pela ômicron é inevitável, mas falta entender magnitude

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on print
Ômicron
Foto: Pixabay

(Por Bruna Camargo) – Enquanto cientistas e fabricantes de vacinas aceleram o passo para entender mais sobre a nova variante do coronavírus, o mercado acompanha de perto para se preparar para os impactos econômicos da ômicron. E esses impactos são “inevitáveis”, embora ainda reste dúvida sobre em quanto tempo serão sentidos e sob qual magnitude, avalia o estrategista-chefe e chefe do Research da XP Investimentos, Fernando Ferreira.

Hoje, o Ibovespa busca recuperação do tombo de 3,39% da sexta-feira, quando acompanhou a queda dos mercados globais devido à aversão ao risco pelas notícias da nova cepa. Mas a percepção agora é que talvez o movimento tenha sido exagerado.

Ferreira avalia que, apesar das novas variantes não serem novidades para o mercado financeiro, o que assustou os investidores na semana passada foram as informações sobre a alta taxa de transmissibilidade da ômicron e o grande número de mutações no vírus.

Ele pontua, no entanto, que o avanço da vacinação, estudos mais sólidos sobre o coronavírus e medicamentos aprovados recentemente para o tratamento da doença devem reduzir os problemas que a cepa pode trazer.

“Algum impacto sobre a economia global será inevitável. A normalização das viagens, dos eventos e a volta da vida ‘pré-pandemia’ corre o risco de ser postergada novamente”, descreve Ferreira, no relatório da XP.

Para ele, os próximos 15 dias serão relevantes, à medida que poderão surgir mais dados e detalhes sobre a nova cepa, assim como informações sobre como os governos agirão.

O especialista diz que, por enquanto, ações de companhias aéreas e o petróleo são os ativos mais penalizados com a ômicron, por conta das restrições de fronteiras.

“Porém, caso tenhamos medidas restritivas mais drásticas sendo anunciadas no futuro (como o fechamento de lojas e espaços públicos), outros setores também poderão ser afetados, como os setores de serviços, por exemplo, shoppings e varejo, como vimos ao longo de 2020”, descreve.

Quer saber mais sobre investimentos?

Você pode gostar
Temporada de balanço: confira o calendário da divulgação de resultados
A partir da primeira semana de fevereiro, as empresas listadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de...
IPOs cancelados em 2022 chegam a 12 com desistência de Madero e Ish Tech
Madero e ISH Tech são as mais recentes empresas a desistirem dos planos de abrir capital na Bolsa de...
Com aporte mínimo de R$100, XP e Rico lançam Fundo focado no metaverso
O metaverso, ecossistema de realidade virtual, é uma das apostas para o futuro tecnológico. Os investidores...
Boletim Focus: IPCA para 2022 sobe de 5,09% para 5,15%
A mediana apurada para o IPCA, o índice de inflação oficial, de 2022 avançou pela segunda semana seguida...
Navegue pelo site
Siga nas redes sociais
Cadastre-se na Newsletter

O portal www.aprendaainvestir.com.br é de propriedade BANKRIO FINANCIAL HOLDING LTDA (CNPJ/MF nº 33.935.936/0001-63). Apesar da empresa estar sob o controle comum, os executivos responsáveis tecnicamente são totalmente independentes, sendo que estes na função da execução de suas atividades não exercem nenhuma atividade conflitante. Desta forma, os conteúdos vinculados no site são de caráter exclusivamente informativo, não sofrendo, de qualquer aspecto, influência de decisões comerciais e de negócios de outras sociedades, sendo os mesmos produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções da equipe técnica. Ao preencher algum formulário, você aceita compartilhar os seus dados de contato com as empresas controladas pelo grupo.

© 2021 | Todos os direitos reservados